Natureza
Tamara van Molken / Creative Commons

mistério

Que cheiro ruim! A flor-monstro tem uma técnica bem diferente para atrair sua comida: ela exala um fedor insuportável
Shirley Paradizo  Recreio- 26/01/2012
menos aA mais

A MAIOR DE TODAS
A Rafflesia arnoldii, ou flor-monstro, é a maior flor do mundo, podendo medir até 1 metro de diâmetro e pesar mais de 11 quilos. Quase sem folhas, ela tem formato circular, com cinco pétalas. A cor varia do rosado ao vermelhovivo, salpicada de manchas brancas.

ONDE VIVE
A flor-monstro foi descoberta pelos ingleses Stamford Raffles e Joseph Arnold, em 1818. Ela cresce nas selvas das ilhas de Sumatra e Bornéu, na Indonésia, e também na Malásia, na Tailândia e nas Filipinas. Costuma ficar presa ao caule ou à raiz das árvores.

PLANTA CARNÍVORA
Ela adora comer moscas, besouros e outros insetos. Para atrair a presa, as gigantescas pétalas soltam um líquido pegajoso e malcheiroso que prende os bichos. O aroma é tão pestilento que muitos dizem que o cheiro é parecido com o de carniça. Eca!

VIDA CURTA
Esta planta pode demorar até dez meses para florir e, às vezes, fica aberta apenas algumas horas. E, se você pensa em ter uma destas no seu jardim, pode ir desanimando. Apesar de várias tentativas, até hoje ninguém conseguiu cultivar com sucesso uma Rafflesia fora de seu ambiente.

Comentários:
25/02/2012 às 15:58

Que planta assustara fiquei com medo, não vou conseguir dormir kkkk (site legall continue assim


Deixe aqui seu comentário: Seu nome:


Seu e-mail:


Texto:


enviar
Uma iniciativa pelo Planeta

O Planeta Sustentável é um projeto do Grupo Abril para fornecer conhecimento sobre sustentabilidade. Especialmente para as gerações futuras é que existe o Meu Planetinha: uma abordagem infantil sobre o assunto. Se você é pai, mãe ou professor, conheça o conteúdo das publicações da Abril sobre a temática em www.planetasustentavel.com.br

Fechar
  • Patrocínio

© Meu Planetinha

mantido sob licença pela Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados

Fale conosco

Entre em contato com o Meu Planetinha utilizando o formulário abaixo: Nome: E-mail: Assunto: Fechar