Fique ligado
Reprodução O que é a Conferência Rio+20? Severn Suzuki ficou conhecida no mundo inteiro quando discursou na Eco92, para os mais importantes líderes do planeta, na época, com apenas 12 anos

por um mundo melhor

O que é Rio+20? Em junho, o Brasil sediará a Rio+20, conferência da ONU que reunirá líderes do mundo todo para discutir meios de transformar o planeta em um lugar melhor para se viver. O evento será realizado no Rio de Janeiro, 20 anos depois da Eco92, que teve como protagonista uma menina de apenas 12 anos
Débora Spitzcovsky - Edição: Mônica Nunes  Planeta Sustentável- 29/07/2011
menos aA mais

Você já deve ter lido na internet ou visto na TV que, em 2012, o Brasil será sede de uma importante conferência da ONU - Organização das Nações Unidas*: a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, apelidada de Rio+20*. Mas você faz ideia do que acontecerá durante esse evento? Do que ele representa para o nosso futuro? 

Em junho, líderes dos 193 Estados que fazem parte da ONU, além de representantes de vários setores da Organização, se reunirão para discutir como podemos transformar o planeta em um lugar melhor para viver, inclusive para as futuras gerações. Uma grande responsabilidade, não é mesmo?

A ideia da realização dessa Conferência no Brasil foi do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, em 2007, fez a proposta para a ONU. E você sabe por que o evento recebeu o nome de Rio+20? Porque a reunião acontecerá no Rio de Janeiro, exatamente 20 anos depois de outra conferência internacional que tinha objetivos muito semelhantes: a Eco92, também promovida pela ONU, na capital fluminense, para debater meios possíveis de desenvolvimento sem desrespeitar o meio ambiente. 

O evento rendeu a criação de vários documentos importantes - como a Agenda 21, a Carta da Terra e as Convenções do Clima e da Diversidade Biológica -, além de ter consagrado uma menina de - acredite! -, apenas, 12 anos. 

Trata-se da pequena canadense Severn Suzuki, fundadora do movimento Eco - Organização Ambiental das Crianças, que ficou marcada na história da Eco92 ao juntar dinheiro, junto com três amigos - Michelle Quigg, Vanessa Suttie e Morgan Geisler* - para viajar para o Brasil e falar para os mais importantes líderes do planeta, na época. Em um discurso pra lá de emocionante, a menina pediu aos adultos mais respeito pelo mundo que eles deixariam para ela e suas futuras gerações. (Assista ao vídeo da apresentação de Suzuki na Eco92, no final deste texto). 

Vinte anos depois, a Rio+20 reunirá os líderes de todo o mundo para fazer um balanço do que foi feito nas últimas duas décadas e discutir novas maneiras de recuperar os estragos que já fizemos no planeta, sem deixar de progredir. Mas pensar em alternativas para diminuir o impacto da humanidade na Terra não é responsabilidade, apenas, dos governantes: é nossa também. Afinal, todas as atitudes que tomamos no dia a dia - do tempo que demoramos para escovar os dentes ao meio de transporte que escolhemos para ir à escola - afetam, de alguma maneira, o planeta e, por consequência, nossa vida

Por isso, no mesmo período da reunião oficial da Rio+20, o Rio de Janeiro sediará, também, a Cúpula dos Povos: um evento que contará com debates, palestras e uma porção de outras atividades, sobre os mesmos temas da Conferência da ONU, mas que serão promovidos por grupos da sociedade civil - como ONGs e empresas. 

A ideia é que todos os setores da sociedade discutam, ao mesmo tempo, maneiras de transformar o planeta em um lugar melhor para vivermos. Afinal, a união faz a força, certo? E até mesmo quem estiver de fora dessas duas reuniões pode ajudar, pensando em maneiras de diminuir seu impacto na Terra. Que tal tomar banhos mais curtos? Ou desligar a TV, enquanto usa o computador e vice-versa? Pense em atitudes que você pode adotar para melhorar o planeta em que vivemos e compartilhe com seus amigos, pais e professores - e, também, aqui, com a gente! Você pode incentivar muitas outras pessoas a fazer o mesmo... 

Para se inspirar, assista ao discurso da menina Severn Suzuki, na Eco92: 



*Você sabia que hoje, quase vinte anos depois da Eco92, três dos quatro fundadores do movimento Eco, que juntaram dinheiro para Suzuki discursar na Conferência, continuam engajados em questões sociais e ambientais? Suzuki é ativista da fundação David Suzuki, criada pelo seu pai, e dá palestras no mundo inteiro sobre sustentabilidade. Morgan Geisler é integrante do Greenpeace e Michelle Quigg é advogada e trabalha na área de imigração, refúgio e justiça social. Legal, né? 

Leia também:
Rio+20 será tema do réveillon de Copacabana
 
Dilma Roussef cria Comitê e Comissão para a Rio+20 
Rio+20 tratará de governança global 
Rio+20: Biodiversidade, Mudanças Climáticas e Crescimento Verde 
O que esperar da Rio+20  

*ONU 
*Rio+20

Comentários:
01/03/2012 às 17:41

sou professora de ciências, gostaria de participar do evento.por favoe, me diga o que será necessário para que isso aconteça. obrigada

01/03/2012 às 00:35
Shyriu - diz:Nossa! Pela quantidade de bobagem escrita em alguns comentários parece que grande parte dos comentaristas ainda não passaram da puberdade! Se não tem maturidade suficiente para encarar um assunto sério, não fiquem pesquisando sobre assunto de adultos, digitem xxx no google e sejam felizes ;)
26/02/2012 às 15:58
yasmim - diz:sou da escola frei eugenio, do 6 ano 5 serie. tenho que fazer um trabalho sobre rio 20
26/02/2012 às 13:12
ROSA - diz:AMEI ESSA IDEIA. PARABÉNS PARA O SET.
25/02/2012 às 17:57
Milena Sousa - diz:Para as pessoas que estão querendo participar da RIO 20: Não vai ser permitida a participação de pessoas físicas, individualmente. Apenas de Organizações, Empresas que atuam no Movimento Ambiental, ONGS, Entidades Públicas e Sociais etc, que formem uma Comissão previamente aceita pela Organização do Evento. Entretanto, vocês poderão participar de forma indireta, divulgando, comentando e difundindo, até o mês de junho, informativos sobre a Conferência. Mesmo que não possamos participar ativamente, vamos nos unir em prol do nosso Planeta, e mais ainda, em prol da nossa vida, afinal, quem está correndo um sério risco não é o Planeta Terra, e sim, nós mesmos!
23/02/2012 às 16:13
samara leticia costa jacometti - diz:Nossa to amando. tenho 12 anos, to no 7 ano e tenho um trabalho sobre o rio 20. estou gostando muitissimo dele. obrigada por ajudar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !>
19/02/2012 às 14:16
Angela - diz:

Oi, gostaria de saber como participar do evento! sou estudante de Engenharia Ambiental.

18/02/2012 às 11:48

Oi sou estudante de gestão ambiental e gostaria de saber como faço para participar da rio 20 ?

16/02/2012 às 19:06

olá,somos uma turma de 26 estudantes, 5º periodo de biologia - cidade Assú -RN.
gostariamos de saber como participar do evento.

15/02/2012 às 23:34

Ganhei o prêmio do INSTITUTO DE ARTE DO PARÁ(IAP0 2011.Econfeccinei 15 bustos de personalidades históricas do estado do Pará,com sacos e sacolas pláticas...foram usadas 600 sacos em cada escultura totalizando 9000mil sacos nas 15 esculturas.Goataria muito de está na rio mais 20,e ajudar na ideia de o que fazer com sacolas pois supermercados.Gostaria de fazer personalidades do RIO,SAO PAULO E BRASILIA,gostaria que alguem me ajudasse a desenvolver esse projeto no RIO MAIS 20

15/02/2012 às 16:55

Boa tarde!

Gostaria de participar dos informavos sobre o evento e como participar deste evento.

obrigada

15/02/2012 às 15:42

Bom dia,
Como eu me interesso muito pelo assunto, eu gostaria de participar do Rio 20 e de assistir a conferencia. Será que é possivel? O que eu preciso fazer para isso?
Atenciosamente, Gabriela.

14/02/2012 às 23:38

Estou cursando engenharia ambiental e Gostaria de informativos sobre o evento,como participar,credenciamentos ou trabalhar voluntária

14/02/2012 às 20:15

Sou professora da Rede Pública Estadual da educação básica na cidade de Sobral-CE. Nas minhas práticas pedagógicas venho desenvolvendo projetos, como (luxo do lixo; água é vida cuide) no intuito de desenvolver a cidadania ambiental dos educandos.Tenho convicção que a escola é o local ideal para tal práticas. Neste contexto, Gostaria de saber se as escolas terão, ecologicemente falando, espaços para apresentações de trabalhos. Como participar?

13/02/2012 às 15:36


Sou Presidente,do Centro de Ativi-
dades Comunitária/R.J.
Como cadastrar a minha Ong, para
participar,da Rio 20.

12/02/2012 às 19:11


Sou professora da primeira escola sustentável da América Latina,C.E.ERICH WALTER HEINE.Ano passado fiz com os alunos pesquisas relativas ao pedido de socorro do nosso planeta,todos os grupos apresentaram seminários sobre sustentabilidade.Fiquei muito satisfeita com os resultados,vídeos com senas chocantes do que está acontecendo,entrevistas com moradores do bairro,etc.
Gostaria de participar como ouvinte ou trabalhar (trabalho voluntário).Desde já agradeço a atenção.

09/02/2012 às 16:16

Gostaria de assistir!

07/02/2012 às 00:21

Gostaria muito que meus alunos participassem das conferências da Rio Mais 20. Em 92, participei levada pelo meu primo mais velho - experiência inesquecível que marcou minha vida, tanto pessoal, como profissionalmente.

06/02/2012 às 15:40

sou estudante de meio ambiente e o assunto ultrapassa a barreira do gostar de natureza, é questão de sobrevivência da vida no planeta.
pra quem sonha um dia em ter família tenho certeza que quer o melhor para os seus filhos,pensem nisso.

03/02/2012 às 00:15

É, esperamos que somente em uma frase neste dia alguém possa discursar e falar a realidade de nosso país, sou indígena, mas infelizmente pelo desejo do capitalismo meu povo aos poucos esta se perdendo,hoje a realidade do meu povo já não é mais quando eu vi quando era criança muitas matas, caças,água potável das nascentes, nossos canticos na boca da noite e ao amanhecer os cantares dos passaros, hoje somente povos de diversas etnias sofrendo suas areas limitadas aonde um dia tinhamos a liberdade de entoar nossos cantos e cuidar da natureza como nunca mais talvez havera. Espero de fato que o grandes poderosos refritam no Rio 20 e que alguem tenha a mesma corage de ser ouvido pelo menos os 5 minutos como da Servern Suzuk e que seja cumprido o que sugerido. Hoje minha aldeia esta rodeada de cana de açucar de grandes empresarios o que mais eles querem??

02/02/2012 às 12:10

Olá sou técnico da educaçao ambiental da secretaria de Edu. do Estado do Tocantins, Biologo, professor da área, atuante nesta causa, gostaria muito de poder participar de alguma forma, deste grande evento..

Att, Dinarte..

26/01/2012 às 23:11

Como os governantes do meu país,Brasil,conseguem escamotear o cerne das grandes preocupações:o povo na miséria,sendo expulsos de terras e mortos,vide Pinheirinho,e se quer dão a REFORMA AGRÁRIA JÁ.Faça valer, presidenta, seu discurso,além de considerar os movimentos sociais,retire as ONGs do nosso país,porque elas estão aí para minar os movimentos sociais.

23/01/2012 às 00:26


Participei do encob em São Luis Ma sou uma defensora das águas e trabalho com meio ambiente a 12 anos coordeno o setor de verde urbano de Impertriz ma e gostaria muito de poder participar como geografa e ambientalista do meu país.

18/01/2012 às 20:13

Olá pessoal!
Gostaria de participar desse evento,
sou coordenadora Pedagógica da ong Pimpolhos da Grandee Rio, estamos cada vez mais preocupados com essa destruição ambiental que está acontecendo não por horas mais por minuto, a nossa luta é fazer com que as pessoas tenham consciência desse mal do século que é o consumismo e o individualismo. o progresso é muito importante, mais precisamos buscar juntos estrategias para melhorar a vida de todos os seres com equilibrio, para que assim outras gerações possam desfrutar desse planeta como um Mundo Melhor...!!!

18/01/2012 às 17:11

Vamos participar de alguma forma !

http://www.revistaforum.com.br/conteudo/detalhe_materia.php?codMateria= 9261

Bons pensamentos, boas palavras e boas ações !

16/01/2012 às 19:40

TEMOS QUE PARTICIPAR DE MANEIRA ENERGICA COM TUDO QUE DIZ RESPEITO A SUSTENTABILIDADE DO NOSSO PLANETA.

12/01/2012 às 00:07

Ola!!

Sou estudante de Biologia e gostaria de receber também noticias sobre a conferência do RIO 20, quero ver também como os paises (particularmente o Brasil) vão se sair e quais os seus projetos.
Fico no aguardo e com muitas expectativas.
Muito obrigada!!

11/01/2012 às 16:24

Galera,

a ONU abriu hoje, 11/01, o credenciamento para a Rio 20. ONGs e demais grupos da sociedade civil já podem se inscrever, para aprovação, até 20/02.

Saibam mais em http://planetasustentavel.abril.com.br/noticias/onu-credenciamento-rio-20-socied ade-civil-grupos-ongs-participacao-664885.shtml

E, para ficar por dentro de todas as novidades da Conferência, assinem o boletim Planeta na Rio 20 (http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/planeta-em-acao/acompanhe-as-novida des-da-rio20/)

Abs!

09/01/2012 às 16:54
Marcia - diz:

...Também gostaria de receber mais informe sobre a Rio 20 e claro que adoraria participar da Conferência como estudante, ouvinte ou colaboradora, sou Gestora Ambiental e Pós-Graduanda em Tecnologia Ambienrtal

06/01/2012 às 12:21
Lucivanda - diz:

Bom dia,me chamo Lucivanda, sou coordenadora da Educação Ambiental da Secretaria de Educação de Meu Município, gostaria de saber mais informação sobre o Rio 20, para que possamos trabalhar o tema nas formações dos alunos do Nosso Projeto chamado Amando o Verde, e se possível saber como poderiamos participar do eventos. Somo de Ubajara interior do Ceará, nossa cidade éturistica e precisamos está colaborando com o nosso meio ambiente.
Aguardo retorno

05/01/2012 às 18:30

Sou uns dos poucos indígenas que tiveram essa oportunidade de está indo a esse grande evento, farei o possível para representar meu povo e a nação indígena. " digo que avance, avançaremos"

03/01/2012 às 20:58
Tatiana - diz:

Gostaria de receber informações sobre o evento, pois tenho muito interesse em participar. Sou professora de Biologia e formada em Téc. Ambiental. Aguardo resposta. Obrigada

03/01/2012 às 16:43

Gostaria de poder participar da Rio 20 sou professora e sei poderei contribuir e aprender em uma conferencia de porte como a que sera realiza Rio 20.Aguardo resposta Suély Maria

03/01/2012 às 11:22

sou dona de casa mais faço a minha parte separando o meu lixo ensinando ao meu filho maneiras de proteger o meio ambiente como posso participar ou ser voluntaria nesse projeto?

01/01/2012 às 17:08

Também quero participar do evento, se possível como voluntário para trabalhar na organização; sou especialista em gestão ambiental e trabalho com projetos sócio-ambientais; se não for possível como voluntário, gostaria de saber sobre pacotes para o evento (não tenho encontrado na internet)

29/12/2011 às 13:45

Gostaria de informativos sobre o evento,como participar,credenciamentos ou trabalhar voluntária ou até mesmo participar.Sou estudante do curso de gestão ambiental.Podem me informar por favor.obrigada

25/12/2011 às 11:29

Bom dia,me chamo cilmara sou estudante de quimica industrial e gostaria de saber mais informações sobre o evento e de como participar da Rio 20.Obrigado.

20/12/2011 às 11:44

Participem do Workshop On Line ao Vivo sobre Mercado de Carbono, acessem: www.cursosambientaisonline.com.br

10/12/2011 às 19:44

Sou estudante de ciências biológicas e futuro biólogo, eu gostaria de saber mais informaçoes sobre o evento e se possivel participar.

05/12/2011 às 18:07

Olá Boa Tarde,
Sou Bióloga, especialista em Direito Ambiental e em Gestão em Perícia, Auditoria e Licenciamento Ambiental. Eu gostaria de informação para participar do evento Rio 20 como: me credenciar para participar e ou para trabalhar no evento como voluntária.
Desde ja agradeço
Atenciosamente,
Ana Rúbia

01/12/2011 às 13:33

Só quero ver com que moral o Brasil vai falar no Rio 20 com Mudanças no Codigo Florestal, Usina de Itaipu.

29/11/2011 às 13:03

Gostaria de informativos sobre o evento,como posso participar,credenciamentos ou trabalhar voluntária ou até mesmo participar.Podem me informar por favor.obrigada

28/11/2011 às 16:30

Gostaria de informativos sobre o evento,como posso participar,credenciamentos ou trabalhar voluntária ou até mesmo participar.Podem me informar por favor.obrigada

18/11/2011 às 17:22
Rosangela - diz:

Prezados, boa tarde!
Gostaria de obter informações de como trabalhar no evento como intérprete ou atribuições afins.
Sou advogada e estou me espacializando em direito ambiental, além de ter experiência como tradutora. Obrigada!

02/11/2011 às 21:58
valessa - diz:

"CERTO" FICO tão nervosa de pensar no futuro que acabo escrevendo errado:(
:(

02/11/2011 às 21:47
valessa - diz:

tomara que isso de serto porque como estar o MUNDO tenho medo do FUTURO.

02/11/2011 às 18:59

eu sei que vou te amar por toda a minha vida eu vou te amar, por cada despedida eu vou te amar, desesperadamente eu vou te amar (8)

02/11/2011 às 18:58
Valentina - diz:

titanic ?? :)

28/10/2011 às 12:17

Sou um futuro engenhoro ambiental e gostaria de informativos sobre o evento e se possivel participar positivamente do Rio 20 ! Obrigado

22/10/2011 às 18:12

Gostaria de informativos sobre o evento,como participar,credenciamentos ou trabalhar voluntária ou até mesmo participar.Podem me informar por favor.obrigada


Deixe aqui seu comentário: Seu nome:


Seu e-mail:


Texto:


enviar
Uma iniciativa pelo Planeta

O Planeta Sustentável é um projeto do Grupo Abril para fornecer conhecimento sobre sustentabilidade. Especialmente para as gerações futuras é que existe o Meu Planetinha: uma abordagem infantil sobre o assunto. Se você é pai, mãe ou professor, conheça o conteúdo das publicações da Abril sobre a temática em www.planetasustentavel.com.br

Fechar
  • Patrocínio

© Meu Planetinha

mantido sob licença pela Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados

Fale conosco

Entre em contato com o Meu Planetinha utilizando o formulário abaixo: Nome: E-mail: Assunto: Fechar