Fique ligado
Divulgação Papagaio charão: um dos menores do mundo

ave mascarada

Papagaio charão: um dos menores do mundo O animal, que é todo verde e possui uma espécie de máscara vermelha na região dos olhos, está ameaçado de extinção. Mas, graças ao trabalho de pesquisadores, os papagaios charão se reproduziram em cativeiro no Parque de São Carlos, em SP, e deram à luz a dois filhotes
Débora Spitzcovsky  Planeta Sustentável- 11/01/2011
menos aA mais

Encontrado nas matas de Araucária e campos da região sul do Brasil, o papagaio charão (Amazona pretrei) é cada vez menos visto na natureza, mas infelizmente não é só porque a ave é uma das menores espécies de papagaio do mundo. Segundo a IUCN – União Internacional para a Conservação da Natureza, o charão corre risco de extinção e sua população está cada vez menor. 

Uma pena, porque a ave possui uma beleza muito particular: sua pelagem é toda verde e na região dos olhos ela possui uma faixa de cor vermelha intensa, que lembra uma máscara. Diferente, não? 

Para que as pessoas possam ter a oportunidade de ver de perto o papagaio charão – e, ainda, para tentar salvar a espécie da extinção –, a equipe do Parque Ecológico de São Carlos estudou os hábitos da ave para tentar estimular a reprodução do animal em cativeiro. E deu certo! Em outubro de 2010, dois filhotinhos de papagaio charão nasceram no Parque. 

Neste mês, os bebês deixaram o ninho e se juntaram aos pais, em um recinto de exposição. Agora, os visitantes do Parque têm a oportunidade de observar de perto a família unida. Mas, como a espécie é bem pequena, para diferenciar os pais dos filhotes só tem um jeito: prestar atenção na mancha vermelha ao redor dos olhos, já que os bebês ainda não têm a "máscara" totalmente formada. 

O Parque Ecológico de São Carlos é aberto à visitação de terça-feira a sábado, das 8h às 16h30, e aos domingos, das 8h às 17h30. A entrada é gratuita. 

Leia também:
Quem vai ficar com o papagaio Soró?

comments powered by Disqus
Uma iniciativa pelo Planeta

O Planeta Sustentável é um projeto do Grupo Abril para fornecer conhecimento sobre sustentabilidade. Especialmente para as gerações futuras é que existe o Meu Planetinha: uma abordagem infantil sobre o assunto. Se você é pai, mãe ou professor, conheça o conteúdo das publicações da Abril sobre a temática em www.planetasustentavel.com.br

Fechar
  • Patrocínio

© Meu Planetinha mantido sob licença pela Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados

Fale conosco

Entre em contato com o Meu Planetinha utilizando o formulário abaixo: Nome: E-mail: Assunto: Fechar