Fique ligado
Divulgação

curiosidade

De onde vem o sal que a gente usa em casa? O sal que usamos é retirado das águas de mares ou de lagos! Mas como sera que isso é feito, já que os grãos são tão pequenininhos? Descubra!
Débora Zanelato  Recreio- 05/01/2012
menos aA mais
[img01]

1) O sal é extraído de mares, lagos salgados e minas que contenham grande concentração desse elemento, também conhecido como cloreto de sódio.

[img02]

2) A água é puxada por canos que levam-na até as salinas. Elas são regiões rasas a céu aberto onde a água parada evapora e surge, então, o sal grosso, que será recolhido.

[img03]

3) A colheitadeira é uma grande máquina responsável por coletar o sal grosso que sobrou no fundo da salina. Mas esse sal ainda não está limpo nem refinado...

[img04]

4) ... por isso, ele vai para grandes tanques, com capacidade para 10 mil litros. Lá, sera lavado com água limpa,até que os grãos fiquem bem limpinhos!-- 

[img05]

5) Agora o sal é moído para se transformar em grãos pequenos, como a gente o conhece. Depois de refinado, é lavado mais uma vez. 

[img06]

6) Como o sal passou por lavagens, ele está bem molhado. A centrífuga elimina a água e prepara o sal para ir à secadora!

[img07]

7) A secadora se parece com uma longa esteira. Nela, o ar quente passa pelos grãos. É isso que faz com que eles fiquem bem secos e soltinhos. 

[img08]

8) O sal é colocado em saquinhos e será transportado para os supermercados.

CONSULTORIA: LUIZ CAETANO (ENGENHEIRO MECÂNICO E DIRETOR CORPORATIVO DA REFINARIA NACIONAL DE SAL).

comments powered by Disqus
Uma iniciativa pelo Planeta

O Planeta Sustentável é um projeto do Grupo Abril para fornecer conhecimento sobre sustentabilidade. Especialmente para as gerações futuras é que existe o Meu Planetinha: uma abordagem infantil sobre o assunto. Se você é pai, mãe ou professor, conheça o conteúdo das publicações da Abril sobre a temática em www.planetasustentavel.com.br

Fechar
  • Patrocínio

© Meu Planetinha mantido sob licença pela Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados

Fale conosco

Entre em contato com o Meu Planetinha utilizando o formulário abaixo: Nome: E-mail: Assunto: Fechar