Fique ligado
Renata Ursaia

dia do índio

Museu do Índio comemora o dia 19 de abril Quem mora no Rio de Janeiro terá uma ótima oportunidade para aprender mais sobre os povos indígenas no dia 19 de abril, o Dia do Índio. Trata-se de uma exposição multimídia. Vamos comemorar essa data tão importante!
Marina Franco  Planeta Sustentável- 18/04/2011
menos aA mais

Dia 19 de abril é uma data especial no Brasil. Você sabe por quê? É o Dia do Índio. Todo ano comemoramos a cultura indígena, que é tão antiga no país. Afinal, quando os homens brancos chegaram aqui os índios já vivam em suas tribos, não é mesmo? Infelizmente, eles acabaram virando minoria no Brasil e, por isso, a data também é importante para refletirmos sobre a preservação desses povos e de suas terras. Você já pensou como vai comemorar o Dia do Índio?

Uma dica bacana é a programação especial preparada pelo Museu do Índio, que fica no Rio de Janeiro. Lá estão expostas fotografias, instalações e vídeos sobre a cultura e a arte do povo Iny, também conhecido como Karajá, que vive em 18 aldeias nos estados de Goiás, Tocantins e Mato Grosso. Você sabe alguma coisa sobre essa etnia? Eles costumam se organizar em famílias grandes e vivem, principalmente, da pesca. Durante os períodos de chuva, porém, se dedicam ao cultivo de mandioca, milho, batata-doce, entre outras culturas. E também fazem objetos, como cestas e tigelas, para o cotidiano e seus rituais. As matérias-primas são palha, barro e madeira.

Para conhecer mais sobre os costumes dos Iny, o Museu do Índio preparou diversos eventos para o dia 19 de abril. Olha que bacana: haverá apresentações de cantos e danças do grupo Karajá Iny Bededyynana, de Tocantins. A criançada também poderá participar de uma oficina de pintura Karajá! Não é divertido aprender desse modo? Mas atenção, para participar da oficina é preciso se inscrever antes pelos telefones (21) 3214-8730 ou 3214-8731. Corra porque as vagas são limitadas!

No final do dia haverá, ainda, o lançamento do documentário do Projeto Povos Indígenas: conhecendo para valorizar, que é feito em parceria do Museu do Índio com a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, além de três livros sobre o tema. Viu que importante para a preservação da cultura indígena?

No dia seguinte, 20 de abril, os visitante ainda poderão conferir uma apresentação da luta tradicional Karajá. No site do Museu do Índio* está a programação completa! Não deixe de comemorar o Dia do Índio!

*Museu do Índio

Comentários:
15/07/2011 às 17:54

Eu sou Indio da etinia Kaxagó e cacique.
achei essa matera inportante,mais gotaria de ver materia dos indioa do Nordesti onde fei invadido a nosso terra. e queria faser apesentaçáo no procimo ano nas escolas do Rio.contato(82)87130149(82)96659928 obrigado

20/05/2011 às 21:11
mily - diz:

adoro

19/04/2011 às 12:29
sara - diz:

adorei


Deixe aqui seu comentário: Seu nome:


Seu e-mail:


Texto:


enviar
Uma iniciativa pelo Planeta

O Planeta Sustentável é um projeto do Grupo Abril para fornecer conhecimento sobre sustentabilidade. Especialmente para as gerações futuras é que existe o Meu Planetinha: uma abordagem infantil sobre o assunto. Se você é pai, mãe ou professor, conheça o conteúdo das publicações da Abril sobre a temática em www.planetasustentavel.com.br

Fechar
  • Patrocínio

© Meu Planetinha

mantido sob licença pela Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados

Fale conosco

Entre em contato com o Meu Planetinha utilizando o formulário abaixo: Nome: E-mail: Assunto: Fechar