Fique ligado

Migração

Onde moram os índios? Se você respondeu que eles moram nas matas, precisa saber de uma novidade: a maioria deles ainda vive no meio da natureza, mas muitos resolveram migrar para a cidade grande
Manoella Oliveira – Edição: Mônica Nunes  Planeta Sustentável - 15/04/2010
menos aA mais

Os índios de hoje estão cada dia mais modernos, assim como nós. Eles têm acesso à internet, entraram para a política e se esforçam para falar português direitinho, tanto quanto nós nos empenhamos em aprender inglês. Em meio a tanta novidade, no último mês, o presidente da FUNAI – Fundação Nacional do Índio, Márcio Augusto Meira, revelou mais uma.

Ele contou que a maioria dos índios continua vivendo em lugares tradicionais, mas muitos deles, recentemente, resolveram morar na cidade grande. Assim como acontece no mundo todo, no Brasil, o processo de urbanização - ou seja, de construir e expandir cidades - inclui os indígenas, com cada vez mais força.

De acordo com um estudo mundial realizado pelo UN-Habitat, uma instituição das Nações Unidas que cuida de assentamentos e povoados, os indígenas estão abandonando as áreas rurais para se instalar nas urbanas (cidades grandes), seja com a intenção de ficar por um período de tempo ou para sempre. Isso acontece tanto em países em desenvolvimento, como o nosso, quanto nos desenvolvidos como os Estados Unidos, e traz muitos impactos.

QUAIS SÃO OS PROBLEMAS?
Dados mostram que, em alguns países, mais da metade da população indígena vive nas cidades e isso afeta, principalmente, os jovens e as mulheres nas questões de qualidade de vida e de direitos humanos. Os índios costumam se mudar por causa das constantes invasões de suas terras - que você já deve ter visto na televisão – ou porque estão em busca de melhores oportunidades de emprego e remuneração.

Infelizmente, o sonho de ter uma vida melhor normalmente não se realiza. As cidades nem sempre crescem de maneira planejada e isso se transforma em um problema. Hoje, 82% do Brasil é urbanizado e 37% dessa área é ocupada por favelas, cortiços e outras espécies de moradias sem estrutura. E é lá que muitos índios acabam morando.

É claro que a cultura das etnias de cada tribo é bastante diferente e isso influencia em como será o dia-a-dia deles por aqui. Alguns conseguem mais qualidade de vida e interagem na cidade sem perder sua identidade cultural, enquanto outros não se adaptam e nem sempre têm a opção de voltar. Assim, eles são discriminados, sofrem violência e acabam indo morar nas favelas. Triste, não? 

Links da matéria:
* FUNAI – Fundação Nacional do Índio
* UN-Habitat

comments powered by Disqus
Uma iniciativa pelo Planeta

O Planeta Sustentável é um projeto do Grupo Abril para fornecer conhecimento sobre sustentabilidade. Especialmente para as gerações futuras é que existe o Meu Planetinha: uma abordagem infantil sobre o assunto. Se você é pai, mãe ou professor, conheça o conteúdo das publicações da Abril sobre a temática em www.planetasustentavel.com.br

Fechar
  • Patrocínio

© Meu Planetinha mantido sob licença pela Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados

Fale conosco

Entre em contato com o Meu Planetinha utilizando o formulário abaixo: Nome: E-mail: Assunto: Fechar