Fique ligado
Divulgação O perigo da sacola plástica O leão vai até a cidade procurar e tentar enfrentar as vilãs sacolas plásticas

desnecessário

O perigo da sacola plástica Assista ao vídeo que mostra um dos problemas de usar sacos descartáveis de supermercados ao invés de sacolas retornáveis amigas do meio ambiente
Manoella Oliveira  Planeta Sustentável - 23/07/2009
menos aA mais

Você certamente já ouviu falar que as sacolas plásticas não fazem bem para o meio ambiente. Mas você sabe quais problemas ela traz? O primeiro deles é que tudo quanto é descartável, ou seja, aquilo que usamos uma vez e jogamos no lixo tende a criar uma montanha de lixo desnecessário. É sempre melhor reutilizar o que temos ou a lixeira vai ficar cheia em questão de horas.

Da lixeira da sua casa, elas vão para o aterro e sabe quantos anos elas levam para se decompor? Mais de 400, quase meio milênio depois que foi descartada!

Por isso, o Ministério do Meio Ambiente lançou uma campanha chamada “Saco é um saco” para diminuir a quantidade de plástico que jogamos fora. De acordo com os dados oficiais, cada brasileiro usa 800 sacolas, em um ano. Juntando tooodo mundo do país, em 365 dias, isso soma 12 bilhões!

A sacola não tem custo nenhum para o cliente – apesar de que, em alguns lugares, como em Santa Catarina, isso já é cobrado – mas o governo tem que investir muito para limpar essa sujeira.

O que acaba acontecendo com tanto lixo é que essas sacolas vão parar onde não devem: nas praias, nas matas...e sabe o que acontece? Veja o vídeo produzido por três supermercados argentinos: Jumbo, Vea e Disco.



(As legendas do final, em inglês, dizem: “somos todos inocentes, somos todos culpados. Sacolas plásticas destroem o meio ambiente”)

Saiba mais:
Saco é um saco
SC: sacola plástica nunca mais!

comments powered by Disqus
Uma iniciativa pelo Planeta

O Planeta Sustentável é um projeto do Grupo Abril para fornecer conhecimento sobre sustentabilidade. Especialmente para as gerações futuras é que existe o Meu Planetinha: uma abordagem infantil sobre o assunto. Se você é pai, mãe ou professor, conheça o conteúdo das publicações da Abril sobre a temática em www.planetasustentavel.com.br

Fechar
  • Patrocínio

© Meu Planetinha mantido sob licença pela Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados

Fale conosco

Entre em contato com o Meu Planetinha utilizando o formulário abaixo: Nome: E-mail: Assunto: Fechar