Fique ligado
Divulgação O perigo da sacola plástica O leão vai até a cidade procurar e tentar enfrentar as vilãs sacolas plásticas

desnecessário

O perigo da sacola plástica Assista ao vídeo que mostra um dos problemas de usar sacos descartáveis de supermercados ao invés de sacolas retornáveis amigas do meio ambiente
23/07/2009 Manoella Oliveira
menos aA mais

Você certamente já ouviu falar que as sacolas plásticas não fazem bem para o meio ambiente. Mas você sabe quais problemas ela traz? O primeiro deles é que tudo quanto é descartável, ou seja, aquilo que usamos uma vez e jogamos no lixo tende a criar uma montanha de lixo desnecessário. É sempre melhor reutilizar o que temos ou a lixeira vai ficar cheia em questão de horas.

Da lixeira da sua casa, elas vão para o aterro e sabe quantos anos elas levam para se decompor? Mais de 400, quase meio milênio depois que foi descartada!

Por isso, o Ministério do Meio Ambiente lançou uma campanha chamada “Saco é um saco” para diminuir a quantidade de plástico que jogamos fora. De acordo com os dados oficiais, cada brasileiro usa 800 sacolas, em um ano. Juntando tooodo mundo do país, em 365 dias, isso soma 12 bilhões!

A sacola não tem custo nenhum para o cliente – apesar de que, em alguns lugares, como em Santa Catarina, isso já é cobrado – mas o governo tem que investir muito para limpar essa sujeira.

O que acaba acontecendo com tanto lixo é que essas sacolas vão parar onde não devem: nas praias, nas matas...e sabe o que acontece? Veja o vídeo produzido por três supermercados argentinos: Jumbo, Vea e Disco.



(As legendas do final, em inglês, dizem: “somos todos inocentes, somos todos culpados. Sacolas plásticas destroem o meio ambiente”)

Saiba mais:
Saco é um saco
SC: sacola plástica nunca mais!

Comentários:
24/02/2012 às 22:46
Inez - diz:

Emocionante o filme, mas o animal poderia ter morrido se tivesse engolido uma garrafa pet, um saco de lixo, uma lata de aluminio, um celular,enfim qualquer coisa jogada pelo ser humano. O responsável é o próprio homem e sua falta de educação, não a pobre da sacola plástica. Eu não conheço uma só pessoa que chega do supermercado com a sacola plástica e não a reutiliza para outros fins; guardar alimentos, recolher e separar lixo (se bem que na minha rua não tem coleta seletiva), recolher sujeira do animalzinho na rua, etc. Será que é a natureza que está lucrando com isso ou os consumidores também irão lucrar com o abatimento do valor da sacola embutido nos produtos do mercado. Mais parece uma campanha ECO de ECONOMIA para o supermercado.

26/01/2012 às 16:30

Nao entendo este negocio !!!! A maioria da populacao utiliza a sacola de plastico do supermercado para colocar o lixo domestico. Nao tendo mais a sacolinha o que vai fazer o povo ? Comprar saco de lixo, tbm de plastico. Ou seja vamos trocar a sacolinha de graca por um saco que vamos ter que pagar !!! Realmente nao da pra entender esta conversa fiada. A solucao e usar a sacola reciclada ou com plastico biodegradavel e melhorar a destinacao do lixo que e recolhido.

25/01/2012 às 10:46
Higino - diz:

Demagogia pura.

O maior problema ,são os politicos incompetentes que colocamos nos congressos para legislar pela corrupção.
Voces falam da sacola plastica ,enquanto o Presidente se gaba todo com perfuração de poços de Petroleo.
O maior dos desastres ecologicos é
a extração de Petroleo.
Ninguem pensa em Credito de Carbono.

Sacola plastica ajuda para acondicionar o lixo de descarte.
Garrafas pet,caixinhas de leite ,copos plasticos,vzilhames de plastico no geral .SÃO PROBLEMAS BEM MAIORES.

Alguem vai lucrar muito com a LEI
mas não vai ser a NATUREZA.

17/01/2012 às 13:07
EDSON - diz:

ainda bem que vcs me avisaram da sacola não vou usar mais, agora´só vou usar saco de arroz, feijão, dos salgados da elma chips, envelope do correio, etc

gente vamos educar o povo e não ensinar o errado ou ser politico

16/01/2012 às 20:22
Roberto Yt - diz:

Quando fazemos as compras, pagamos também pelas sacolas plásticas. É só impressão que é grátis. Então, acho que deviam cobrar as sacolas separadas das compras. Quem desperdiçar vai sentir jogar dinheiro no lixo. Prá quem tem muito talvez não, mas, eles sempre tem vantagens.

03/11/2011 às 16:33
Adriana - diz:

Realmente, como as pessoas são manipuláveis! Até acredito que diminuir o uso de sacolas de plástico resolveria (seu uso consciênte)mas retira-las totalmente do mercado com o argumento de que será melhor para o nosso meio ambiente é piada!
E o restante das embalagens de plástico, essas não vão continuar poluindo!O saco que usamos para descartar os nossos lixos, não é também de plástico? sem falar que no lugar das sacolas de plástico vai se usar caixas de papelão e ou as sacolas de tecido que também uma hora ou outra vão para o lixo e consequentemente vão poluir! Bom, acho que hora de acordar e ver que a realidade é outra!

28/09/2011 às 12:10
raissa - diz:

nao precizamos de sacola utilize uma bolsa blz reutilizar nao da pra reutilizar uma saacola com ch3 polo arte mano

28/09/2011 às 12:10
raissa - diz:

nao precizamos de sacola utilize uma bolsa blz reutilizar nao da pra reutilizar uma saacola com ch3 polo arte mano

02/08/2011 às 22:07
joyce - diz:

mostra a realidade do q ta acontecendo no mundo de hoje!!!!

30/07/2011 às 22:41
Beraldo - diz:

Blá, blá, blá e mais blá!!! Engraçado da noite pro dia a coitada da sacola plastica virão a vilã, ela vai destruir o nosso planeta, gente temos que acabar com esse mostro, que irá destruir todo o nosso eco-sistema.
Como disse o Sergio, alguém já falou com um engenheiro químico, e olha que a química que conheço é do colegial. Se pesquisarem um pouquinho mais, verão que produzir as tais "Sacolas Biodegradáveis" ou as "salvadoras do planeta" sacolas de papel gasta em muito mais energia e no processo final polui muito mais que uma simples sacola plástica.
Vocês estão atacando o lado errado do problemas. A sacola plástica não é a causa, pelo contrário, ela em muitos casos é solução. Porque os Governos e os "echochatos" não pensam e um processo sustentável de reciclagem? Muito do lixo que produzimos pode ser reciclado, mas quantas cidades no Brasil tem um sistema de coleta seletiva efeciente? Sabem qual é base do problema??? EDUCAÇÃO, quando tivermos uma sociedade educada, instruída, o cidadão, saberá que o seu real papel nessa sociedade, o que ele pode fazer para melhora-lá, como fala o vídeo enviado pelo Lucas http://verd.in/k83o
Não sejamos hipócritas, não façam a sacola plástica de bode espiotório, para darem mais dinheiro para os políticos. Alias, esses são um caso a parte que nem merecem comentários.

15/06/2011 às 20:56
paulo rj - diz:

ese video é muito maneiro.
pq,fala como a sacola plastica fez mau não só para a natureza.



fluminense o melhor;-)

10/05/2011 às 23:46
Paulo - diz:

É incrível como as pessoas são manipuláveis. Alguém já se perguntou qual a parcela de culpa que tem sobre a degradação do meio ambiente? Dizer que a sacola plástica é a culpada é uma grande piada, além de ser hipocrisia. Antes de querer ensinar algo as crianças, as pessoas deveriam aprender a jogar o lixo no lixo. A sacola plástica é uma grande aliada, isso sim. Quem é inteligente, pega apenas o suficiente para carregar suas compras do supermercado. Depois disso, reutiliza em casa para acondicionar o lixo doméstico e por final, faz o descarte apropriado em outro lixo. Sacola plástica mantém a cidade mais limpa,traz economia para a população (quem é inteligente e pensa no ambiente, reutiliza), é reciclável e pode gerar energia. Questionem mais, concordem menos.

06/05/2011 às 16:58

Por favor, vamos parar de ser "ecochatos" e "biodesagradáveis". Onde nós iremos colocar o lixo doméstico para transporte pelas companhias? Alguém sabe dizer quanto o Wall Mart ou o Ministério do Meio Ambiente investem para que as sacolas usadas voltem para o processo produtivo? Nada. Em vez de reaproveitarmos materiais que podem ser matéria-prima na mão de recicladores, nós preferimos enterrar, porque é muito mais barato para a sociedade. Gostaria de lembrar aos senhores ambientalistas que não existe "mágica" para que uma resina suma do meio ambiente. Existem compostos químicos que fazem o plástico reduzir de tamanho e desaparecer a olho nu, mas não sumir completamente. Acreditar que a sacola vira pura e simplesmente água e oxigênio é de doer. Por que nessas discussões ninguém chama os engenheiros químicos?

13/04/2011 às 10:57
Lucas - diz:

mandei o link abaixo mas parece que não funcionou, ele não saiu com as letras certas.
entrem no site:
www.hypescience.com
va em busca e digite: coisas para ir para o lixo
clique na primeira noticia e veja o video inteiro, vale mesmo a pena.

13/04/2011 às 10:53
Lucas - diz:

Acontece, que, precisamos de sacolas plásticas para jogar o lixo, e outras coisas, se usarmos sacolas retornáveis não teremos como fazer estas ações.

Bem, é ai que entram as sacolas biodegradaveis. Mas, não adianta usa-las, pois elas usam muito mais energia para serem fabricadas e acabam poluindo o meio ambiente do mesmo jeito.~


Eu vi um video no meu site de noticias de ciência preferido, o hypescience. Vou mandar o link, por favor vejam o video, vale mesmo a pena.

http://hypescience.com/video–-algumas-tecnologias-sao-especialmen te-feitas-para-ir-para-o-lixo-mais-cedo/

14/01/2011 às 08:17
Daiana - diz:

Olá concordo que a sacola pode afetar o meio ambiente.
Mas sacola não tem pernas e nem azas. Isso vai da conciência de cada um. Já parou para pensar quantos milhões de pessoas vivevm disso? Precisamos do plásticao para tudo hoje.

27/10/2010 às 10:44

Na proteção e conservação da Qualidade de Vida do MEIO AMBIENTE O CONSUMIDOR É ESSENCIAL,praticando o consumo consciente e racional, destinando corretamente as sacolas, evitando o consumo, e substituindo as plástica, nos faremos a diferença na Vida Animal e da NATUREA QUE DEUS CRIOU COM A MAIOR PERFEIÇAÕ!

25/10/2010 às 23:11
amanda - diz:

isso pode ajudar muito o nosso planeta


Deixe aqui seu comentário: Seu nome:


Seu e-mail:


Texto:


enviar
Uma iniciativa pelo Planeta

O Planeta Sustentável é um projeto do Grupo Abril para fornecer conhecimento sobre sustentabilidade. Especialmente para as gerações futuras é que existe o Meu Planetinha: uma abordagem infantil sobre o assunto. Se você é pai, mãe ou professor, conheça o conteúdo das publicações da Abril sobre a temática em www.planetasustentavel.com.br

Fechar
  • Patrocínio

© Meu Planetinha

mantido sob licença pela Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados

Fale conosco

Entre em contato com o Meu Planetinha utilizando o formulário abaixo: Nome: E-mail: Assunto: Fechar