Fique ligado
Leandro Pimentel Balão de São João causa um problemão

no escuro

Balão de São João = problemão Enquanto ele sobe pode até ser bonito, mas e quando ele cai?
Manoella Oliveira  Planeta Sustentável- 03/07/2009
menos aA mais

Muita canjica, pipoca e pé-de-moleque depois, passou a época das festas juninas - embora ainda aconteçam algumas comemorações “julhinas”. Parabéns para quem aproveitou direitinho, comeu as delícias do período, dançou quadrilha e fez rabisquinhos no rosto, seja de bigode ou de pintinhas falsas.

Mas tem uma parte dessa diversão que é perigosa e proibida: os famosos balões de São João. Eles inspiram músicas e são velhos conhecidos nossos, mas mais conhecidos ainda são os estragos que eles causam para as pessoas e para o meio ambiente, principalmente no mês de junho, quando o número de acidentes provocados por eles é duas vezes maior.

Quando os balões caem, eles causam grandes incêndios nas florestas, matam as plantas, os bichos e prejudicam o solo do local. E para você não achar que o problema só acontece distante da sua casa, saiba que os balões podem enroscar nos fios dos postes, provocar curto-circuito e dependendo da intensidade pode provocar queda de cabos e acidentes com as pessoas, assim como interrupção do fornecimento de energia.

Para piorar, se ele cair nas faixas de segurança das linhas de transmissão, é bem provável que aconteça um incêndio e, consequentemente, o desligamento das linhas. De acordo com o Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, milhares de pessoas podem ficar sem luz por causa de um único balão.

No ano passado, foram 121 ocorrências de interrupção de energia por causa de balões, a maior parte em junho e julho. Nesse ano, até maio, foram 66 acidentes desse tipo. Ajude a diminuir esses números! Divirta-se muuuuito, mas se for para ter balão, só para enfeitar o ambiente no meio das bandeirolas, certo?

 

comments powered by Disqus
Uma iniciativa pelo Planeta

O Planeta Sustentável é um projeto do Grupo Abril para fornecer conhecimento sobre sustentabilidade. Especialmente para as gerações futuras é que existe o Meu Planetinha: uma abordagem infantil sobre o assunto. Se você é pai, mãe ou professor, conheça o conteúdo das publicações da Abril sobre a temática em www.planetasustentavel.com.br

Fechar
  • Patrocínio

© Meu Planetinha mantido sob licença pela Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados

Fale conosco

Entre em contato com o Meu Planetinha utilizando o formulário abaixo: Nome: E-mail: Assunto: Fechar