Fique ligado

data comemorativa

Os índios, hoje Alguns indígenas brasileiros ainda vivem isolados e sem contato com o homem branco, mas boa parte deles está integrada à vida moderna
13/04/2009 Manoella Oliveira
menos aA mais

19 de abril é o Dia do Índio e, para comemorar a data, é comum que crianças pintem o rosto e façam enfeites que imitam cocares para colocar na cabeça. Esses são dois costumes conhecidos dos índios, mas eles têm muitos outros hábitos que estão se modificando ao longo do tempo. Vários, como tomar banho todos os dias, nós herdamos desses povos, assim como algumas palavras, como abacaxi e outras que dão nome a cidades por todo o Brasil, como Itacarambi e Itabirito.

Hoje, são 230 povos e, pelo menos a metade, vive quase que exclusivamente das fontes tradicionais (caça e pesca), como os Piripikura que vivem no Mato Grosso, enquanto outros já sabem usar computador, falam português e até atuam como políticos. Como você pode perceber, não dá para generalizar o modo de viver dos índios porque cada grupo vive de um jeito. Muitas pessoas se lamentam por pensarem que os indígenas estão perdendo sua cultura por ficarem cada vez mais parecidos com os homens brancos. Mas os indígenas se defendem e dizem que o modo de vida de toda sociedade se transforma com o passar do tempo e, com eles, não poderia ser diferente.

“As pessoas, normalmente, têm uma imagem do índio de 1500, da época da colonização, que vive na mata e é alheio às tecnologias. Na verdade, tudo caminhou, inclusive nas comunidades indígenas. A cultura é mutável mesmo, não é fixa”, explica Verônica Mendes Pereira, mestre em educação escolar indígena e professora do curso de licenciatura indígena da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais – ela dá aula para os professores índios para que eles possam ensinar melhor aos seus alunos indiozinhos nas escolas.

DIFERENTE, MAS IGUAL
Hoje, existem muitos índios que vivem em casas que têm luz elétrica e som. Já somam 5 mil os índios matriculados em universidades, estudando Medicina e Direito, por exemplo, e 20 mil os professores indígenas que ensinam nas línguas que falam. “O que caracteriza ser índio ou não é o jeito de viver, que está muito ligado a símbolos: por exemplo, o jeito de eles explicarem como acontecem os fenômenos da natureza, como os trovões, a chuva...é tudo mitológico”, diz a professora.

Ela conta, ainda, que mitos não são mentirinhas, mas são as maneiras com que cada tribo explica o mundo, é a ciência delas. “Os Xacriabá não falam língua indígena, mas preservam o mito de Iaiá Cabocla, que é uma onça que protege o território, as crianças e a aldeia. Um índio não deixa de ser índio porque tem carro”, defende.

“Os índios mantêm um espírito de continuidade, voltam às suas terras para fazer seus rituais. Alguns ainda vivem caçando e pescando como fizeram na vinda dos portugueses, outros vivem de em contato com os brancos, mas preservam sua cultura. O contato com outras culturas leva à adaptação. Os brasileiros também vivem com uma série de criações dos europeus e norteamericanos” , diz o professor do Departamento de Antropologia da UFF - Universidade Federal Fluminense - Mércio Gomes, que também foi presidente da FUNAI – Fundação Nacional do Índio – de 2003 a 2007.

ESCOLA DE ÍNDIO
Aproximadamente, 0,5% da população brasileira é indígena, está distribuída em todos os estados do país com maior concentração no Norte. Existem 180 línguas diferentes e essa é apenas uma das características que diferencia um grupo dos outros.

De acordo com Verônica, a partir da legislação de 1988, conhecida como Constituição Cidadã, os índios conquistaram seus direitos, o que colaborou para o aumento das populações. O professor Mércio discorda. Ele afirma que, mesmo antes dessa Constituição, o número de indígenas crescia e eles já tinham alguns direitos.

“A grande alegria para a nação brasileira é que passados 500 anos da chegada dos portugueses, os povos indígenas estão crescendo. Na década de 1970, eles pareciam entrar em extinção, porque eles morriam de varíola, tuberculose e sarampo. Com o tempo, os remédios foram chegando, algumas doenças acabaram, eles adquiriram imunidade e, hoje, eles crescem a 4% ao ano enquanto o Brasil cresce a menos de 2%”, conta o professor. A população era de 100 mil, em 1955, e, agora, eles são 500 mil. Em cinqüenta anos, eles quase quintuplicaram!

Uma vitória indiscutível da Constituição de 1988 é a escola indígena, um lugar de ensino onde os alunos e os professores são índios. Nelas, eles podem ensinar apenas na língua própria, em português, ou nos dois idiomas. Os professores que dão aula nesses colégios são preparados por outras pessoas que trabalham em universidades, como a Verônica.

A ideia é que a escola tenha “um pé dentro da aldeia e o outro fora dela”, o que significa que os estudantes aprendem conteúdos ligados à cultura deles, como na disciplina “o uso da terra” que ensina a composição do solo, o tipo de plantas que nasceram ali, quais os chás que podem ser feitos e para que eles servem. Ao mesmo tempo, estudam como o governo e a sociedade podem ajudá-los, que direitos eles têm, entre outras utilidades. Aliás, um problema comum aos índios é a demarcação de terras – espaço destinados para eles morarem.

POR QUE DIA 19 DE ABRIL?
A data foi criada no Brasil pelo presidente Getúlio Vargas, em 1943. A escolha foi uma homenagem ao I Congresso Indigenista Interamericano, um evento realizado no México, em 1940, que reuniu representantes de países da América para tomar decisões políticas importantes.

Os índios também foram convidados, mas ficaram desconfiados. A história de convivência entre homens brancos e índios não é pacífica, mas repleta de guerras. Depois de alguns dias, porém, os indígenas resolveram dar um voto de confiança e foram à reunião no dia 19 de abril. 

Para aprofundar sua leitura, leia também:
Vida na aldeia
Povos diferentes
Campus Party: os índios também estão on-line
Constituição Federal 
A floresta, a clima e o lugar do índio
Pela liberdade dos índios

Comentários:
02/03/2012 às 08:44
n - diz:

vaii toddoo mundo toma nu cú seus arrombados ,seus idiotas ^^

01/03/2012 às 16:26
Saah - diz:

Gosteeeei muito do texto, ele fala exatamente sobre como os indios estao vivendo no brasil de hoje. O que eu estava procurando para minha pesquisa achei, muito bom e Parabéns para quem escreveu o texto esta maravilhoso.
Beeijos a todos :*

01/03/2012 às 16:08
rodrigo - diz:

esse texto e bom do indio

29/02/2012 às 09:13
richerd - diz:

isso e muito ruin pq eu faço o 6 ano

27/02/2012 às 22:16
Ariane - diz:

Gostei muiito e me ajudou bastante também , Vou tirar nota 10,00 no meu trabalho ! Continuem assim ! ! ! !

27/02/2012 às 15:30
Gabriela - diz:

pessoas que estão reclamando, vão fazer melhor ué e para de reclamar do trabalho dos outros (:
ajudou bastante vlw

27/02/2012 às 06:30

Eu Achei mto legal acho q vou tirar nota 10 no trabalho

24/02/2012 às 11:11

eu odeio estudar sobre os indios porrrrrrraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa esse texto é uma merda

22/02/2012 às 14:29

achei muito legal

30/11/2011 às 20:18
mikelli - diz:

fazer trabalho e muito gostoso mai fazer Sexo e bao demai

30/11/2011 às 20:08

esse txto vai fazer eu ganhar muita nota no trabrlho de historia ea prof vai da nota par mim e para mue colegas da sala

24/11/2011 às 15:33
luypy - diz:

eu achei interessante o texto acho que os indios deve ser bem tratados acho que eu vou ganhar dez no tra
balho

18/11/2011 às 14:35
naiara - diz:

e este site e bom D

16/11/2011 às 15:48
raian - diz:

esse sait é muito bom ele me me ajudou no trabalho da escola este sait estar de parabéns....

15/11/2011 às 09:58

O carinha cchamado "SEXO" aposto qe eles faziam pra caramba, eu vi ne outro site qe todos os indio de uma aldeia tem mais de 40 filhos...isso e sexo pra mais de metros... sera qe eles ñ se cansavam de tanta sexo!!!!!!!!!!!!!!!!!!

15/11/2011 às 09:42

ooooooooooooooooottttttttttttttttiiiiiiiiiiiiiimmmmmmmmmmmmmmmmmmmoo ooooooooooooooooo

Alem de eu te aprendido pra caramba acho qe eu vou tira a nota maxima!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!*_* ;-D :):D

09/11/2011 às 15:07
pablo - diz:

amaei..amei..amei muito bom me ajudou muito olha assistam rebeld e muito legal hoje é dia 09/11/11 e estou assistindo rebeld hoje é quarta-feira

09/11/2011 às 15:06
pablo - diz:

amaei..amei..amei muito bom me ajudou muito olha assistam rebeld e muito legal hoje é dia 09/11/11 e estou assistindo rebeld hoje é quarta-feira

06/11/2011 às 18:56
jackeline - diz:

valeu mesmo aprendi bastante sobre os indios e ainda o texto me ajudou a fazer meu trabalho de historia aposto que minha professora vai amar o texto tambem brigaduuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

06/11/2011 às 18:56
jackeline - diz:

valeu mesmo aprendi bastante sobre os indios e ainda o texto me ajudou a fazer meu trabalho de historia aposto que minha professora vai amar o texto tambem brigaduuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

03/11/2011 às 11:51

super leeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeegallllllllllllllllllllllllllllll llllllllllllllllllllllllllllllllllllll llllllllllllllllllllllllllllll llllllllllllllllllllllll

30/10/2011 às 16:16
mateus - diz:

gostei foi a melhor que já vi em todo Google a gora que tiro nota 100 obg quem fez o cite muito obg

09/10/2011 às 19:21
Daine - diz:

Isso ta uma merda não ajudou muito não....
quem escreveu isso tava sem assunto...
e resolveu escrever uma bosta qualquer pra enganar os bestas....
que merda....

24/09/2011 às 02:22
Eve lyn - diz:

Adoreiiii o texto com ele pude aprender mais sobre a vida dos índioos brasileiros,to muito contente por ter passado por aqui e de ter lido esse texto que contem muitas informações ,me agradou muito!

Para quem ñ gostou é pq ñ tem o bom senço ,e também ñ tem nenhuma sabedoria ,essses só perdem na vida,povo sem cultura! Foi mal se encomodeiiiii!!!

By:Evelyn=D...

22/09/2011 às 17:23
edu - diz:

achei muito interesante ainda q na escola o professor ta falando de indios;o texto é bem explicado.

20/09/2011 às 15:42
gabrielly - diz:

amei amei ameii

20/09/2011 às 15:03
geane - diz:

entrarei sempre aqui!!!!!!!beijao...

20/09/2011 às 15:01
geane - diz:

gostei muito,me ajudou bastante,rsrsrs,muito obrigada a equipe

20/09/2011 às 13:56

esse foi o sait que mais me ajudos em meu trabalho


19/09/2011 às 15:44
N - diz:

AFF AJUDO EM ND

13/09/2011 às 18:17

achei muito legal e enteresante gostei como os indigenas evoluiram bastante e gostei que eles agora possa nos encinar a sua lingua

12/09/2011 às 10:00

adorei o texto parabéns para quem escreveu,otexto que eu procurava eu achei incriveu eu adorei mesmo....beijinhos.....

11/09/2011 às 22:08
Rosi - diz:

Adorei o texto!!
A linguagem é clara e objetiva.
Para os preguiçosos que não acharam o que precisam nesse site se virem e procurem noutro.
Para os mal educados que xingam o site e a autora fodam-se todos, bando de mal educados nojentos, não sabem respeitar o trabalho de ninguém.
Saber valorizar um trabalho como esse é para poucos, para os inteligentes e educados.

11/09/2011 às 14:28
Lavinia - diz:

Gente, não precisa xingar o site. Se não era isso o q precisavam, vão em outro. Agora, vcs estão perdendo tempo xingando.

10/09/2011 às 10:36
moises - diz:

agradeço a pessoa q/ elogiarão neste site.o brasil precisa ainda combater sobre precoceito. indio são identidade do brasil.

09/09/2011 às 08:59
paulin - diz:

vlw esse site e 10 ...quem n gostou que se foda pra que entrou no site????????

09/09/2011 às 08:55
fodasse - diz:

que merda de site n tem nada que eu procuro

08/09/2011 às 18:11
klt - diz:

ese texto porcaria e uma porra

05/09/2011 às 13:53
BREGUINHA - diz:

ESSE TEXTO EH MT COMPLETO! ACHEI O Q QUERIA!
VLW

03/09/2011 às 23:28
geovana - diz:

eu adorei e que nao gostou por que entrou nesse saite

27/08/2011 às 15:07
Micaeelee - diz:

Quee peena,,nao me ajudou no meu trabalho..pensei quee ajudaria..
escolhi otroo...=(

27/08/2011 às 14:56
Micaele - diz:

Gooostei mto..vai me ajudarr no meu trabalho de escola...

27/08/2011 às 14:56
Micaele - diz:

Gooostei mto..vai me ajudarr no meu trabalho de escola...

25/08/2011 às 16:27

tú cu tru um viado vai ler isso

24/08/2011 às 09:25

suas bichas

24/08/2011 às 09:23
ariel - diz:

vcs nao tem nada pra fazer seus viados

22/08/2011 às 10:57

adooguei ! haha

19/08/2011 às 11:40
- diz:

esse povo só sabe reclamar!O texto ajudou muito!Valeu!
Bjs

18/08/2011 às 21:22
Lilian - diz:

Olha, não achei o que precisava, mas em geral o texto ficou bom

18/08/2011 às 16:19
Ana - diz:

Gostei legal me ajudou dastante muitas informações!!! :)

18/08/2011 às 09:41

Eu adorei o conteúo. Espero que me ajude a tirar uma boa nota. E vocês seus bostas ,parem de reclama. Façam melhor então u.u

16/08/2011 às 20:44
Dudy - diz:

Isso é um lixo uma bosta uma merda ```````````````````````````````````````````````````````````````````````````````` ```````````````````````````````````````````````````````````````````````````````` ```````````````````````````````````````````````````````````````````````````````` ``````````````````````´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´ ´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´ ´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´ ´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´ ´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´ ´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´ ´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´

15/08/2011 às 16:48

Legal mas ñ achei o que eu precisava!!!!!!!!!!!!

fazer o q!


;]

11/08/2011 às 20:50
belly - diz:

naoachei nda do que eu queria vai te cata

11/08/2011 às 18:27
nildalia - diz:

EU Ñ AXEI NADA DU KI EU TAVA PROCURANDO,AFF;BLUSH!!!!!!!!!!!!!!!!!

25/07/2011 às 10:38
sarah - diz:

obrigado me ajudou a passar de ano ♥

24/07/2011 às 12:35
André - diz:

Os jovens(alguns) de hoje ñ sabem valorizar um trabalho de tanta importância, no meu tempo ñ existia esta facilidade de pesquisar em computador, tinha q ser num livro mesmo e ainda agradecia quando encontrava,voçês estão de parabéns...

14/07/2011 às 08:01

Ola pra mim esse conteudo ajudou a saber um pouco mais
VLW..............Bjusssssss

13/07/2011 às 19:52

Também gostei muito da publicação e das informações, muito bom mesmo. Agora, esse povo que fica reclamando, achando que sabe alguma porcaria são tudo uns bosta, porque em vez de reclamarem eles não fazem algo melhor? E se realmente soubessem alguma coisa não estariam procurando na internet. Bando de folgado, se não gostaram é só n acessar o site de novo.. Muito fácil :D

09/07/2011 às 11:12
gabriel - diz:

isso é uma bosta quem escreveu isto era um baita de um PUTO que nem o PAI tá entendido cassete!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

30/06/2011 às 22:48
Anônomo - diz:

Nossa,eu estava com algumas curiosidades e achei esse site,gostei muito e concordo com as informações,agradeço pelo texto,é muito interessante!!!!!

28/06/2011 às 16:53
iris - diz:

ooooooooooooooorrivel !

27/06/2011 às 21:09
Beatriz - diz:

Naaaaaao ajudoou em naada e muuito inutil isso

27/06/2011 às 19:24
Lú - diz:

Pessoal, este site, como todo site, é para acrescentar sua pesquisa e trazer algumas informações, vamos agradecer as pessoas que o criaram porque com certeza fizeram com carinho,internet é um 'mar' de informações, procurem, investiguem, saiam do lugar que com certeza vcs vão achar...

22/06/2011 às 19:08
nicole - diz:

tenho um trabalho para fazer sobre os indios e vou copiar tudo isso♠

21/06/2011 às 15:18

não tem nada de interessante aqui e não tem nada do que estou procurando

20/06/2011 às 18:00
Bru - diz:

amei

19/06/2011 às 12:17

achei chato pq entrei nessa porcaria pra fazer a merda do trabalho da escola

18/06/2011 às 14:58
caio - diz:

ler tudo isso é 1000000000000000000000000000000000000000000000000000000000 de bom é perfeito



17/06/2011 às 19:34
luana - diz:

vnfg

17/06/2011 às 15:53

Ajudou muitooooooo!Valeu!

16/06/2011 às 21:00
amanda - diz:

tinha uma pergunta para pesquisar e não achei a resposta neste site.massó que esse site muito sobre os índios.por que vcs não vão procurar em outros sites seus maus agradecidos!

14/06/2011 às 20:12

nossa esse site me ajudou muito na minha pesquisa do colégio parabens para esse site ele é o maximo

14/06/2011 às 18:08

euuuuu adorei isso é um maximo e ainda tirei um 10 en historia e a minha mãe disse:essa é minha garota meu namorado me achou tagarela mas estou otma sou gatinhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

10/06/2011 às 14:48
lucas - diz:

te ajudou no trabalho.Mas fes vc tirar um 10 em história?!?!?!

08/06/2011 às 19:42
luana - diz:

Eu gostei, achei o que queria, e foi bem divertido le esse texto !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

07/06/2011 às 20:43
joao gama - diz:

mano aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaajjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjuuuu uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuudddddddddddddddddddddddddddddddddddddoooooooooo ooooooooooooooooooooooooooouuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuiii iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiitttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttt tttttttttttttooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo oo valeu

31/05/2011 às 15:30

não achei nada do que eu queria, fala quantos povos, mas quais são esses povos ã?! fala serio, e esta apoiado quem botou "porcaria"
vai toma no...

31/05/2011 às 12:11

não achei o que eu precisava, e fala muito sobre quantos, quando aconteceu, mas não fala nada quais foram esses povos e se eles existem ainda. ah! fala sério.

30/05/2011 às 16:35
guilherme - diz:

eu gostei e muito bom gente vcs tem que usar este site e muito bom compença vcs usarem, e me ajudou no trabalho

30/05/2011 às 15:26
Bruna - diz:

Vocês podem não ter gostado, por não ter achado aqui o que procuravam. Ao invés de ficar aqui xingando, só porque não acharam o que queriam, porque não vão procurar em outros sites os seus interesses? Bando de mal agradecido.

26/05/2011 às 01:01

vlw aew com esa materia eu consequi ums pontinhos massa na escola *--*

25/05/2011 às 23:04

eu tb achei muito interessante gostei de aprender sobre essas coisas

24/05/2011 às 14:45
paula - diz:

aaaaaaaaaadddddddddddddooooooooooooooorrrrrrrrrrreeeeeeeeeeeiiiiiiii iiiiiiiiii me ajudou muito no meu trabalho

24/05/2011 às 11:53
davi - diz:

esse texto e uma desgra

23/05/2011 às 15:03

mas não achei oque queria

23/05/2011 às 15:00

achei legal eu aprendi muitas coisas tipo:19 de abril é o Dia do Índio e, para comemorar a data, é comum que crianças pintem o rosto e façam enfeites que imitam cocares para colocar na cabeça. Esses são dois costumes conhecidos dos índios, mas eles têm muitos outros hábitos que estão se modificando ao longo do tempo. Vários, como tomar banho todos os dias, nós herdamos desses povos, assim como algumas palavras, como abacaxi e outras que dão nome a cidades por todo o Brasil, como Itacarambi e Itabirito.

Hoje, são 230 povos e, pelo menos a metade, vive quase que exclusivamente das fontes tradicionais (caça e pesca), como os Piripikura que vivem no Mato Grosso, enquanto outros já sabem usar computador, falam português e até atuam como políticos. Como você pode perceber, não dá para generalizar o modo de viver dos índios porque cada grupo vive de um jeito. Muitas pessoas se lamentam por pensarem que os indígenas estão perdendo sua cultura por ficarem cada vez mais parecidos com os homens brancos. Mas os indígenas se defendem e dizem que o modo de vida de toda sociedade se transforma com o passar do tempo e, com eles, não poderia ser diferente.

21/05/2011 às 18:53
Leticia - diz:

Odiei...não me ajudou

20/05/2011 às 21:21
mily - diz:

vacasssssssssssssssss
vagabundasssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss ss. nao resolveu dana

19/05/2011 às 16:43
Juliano - diz:

muuuuuuuuuuuuuuuuu uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu uuuuuuuuuuuuu iiiiiiiiiiii iiiiiiii iiiiiiiiii tttttttoooooooooooo BOM ÓTIMO!!!! parabens adorei

19/05/2011 às 15:28
lara - diz:

adorei d
bjksssssssssssssssssssssssss

18/05/2011 às 20:40
ronaldo - diz:

o trem ruim so orivelllllll!!!!!!
eu nao entro aki de novo muito ruim

17/05/2011 às 13:54
Juninho - diz:

OI gente, muito obrigado pela informação, eu conseguir axar vcs antes que o prazo do meu trabalho acabasse vou entregar dia 19.muito obrigado pq soh tenho 12 anos vlw

16/05/2011 às 18:04

quando vc quezer fazer um trabalho sobre o indio preu cure aqui

15/05/2011 às 11:48

Howwwwwwwww.
Feliz dia do indio - ATRAZADO!

13/05/2011 às 19:32
marilia - diz:

amei, muito obrigado com essa materia, pude ajudar minha filhinha com o trabalhinho da escola.

13/05/2011 às 18:58

eu entedi que esse texto e uma porcaria eu odeiuo indio uns doido da cara pintada são uns otario

12/05/2011 às 17:04
franciele - diz:

uauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

11/05/2011 às 19:36
IAGO - diz:

BOM muito bom

11/05/2011 às 19:07
Camos - diz:

Muito BOm ,Gostei apesar de muias crianças falarem merdas nesse topico

10/05/2011 às 11:05
lucas - diz:

nao achei o que precisei

09/05/2011 às 18:26

meu deus que coisa muito chata nao consigo encontrar nada do que eu quero porque vcs so colocam as coisas que nao presisamos na internet hj em dia nao consiguimos achar nada que preste na internet!epero que melhore nao quis ofernder.me desculpe por ser tão sinsere...

espero que vcs melhorem....

09/05/2011 às 13:55
Rosana - diz:

ameiiiii :D

05/05/2011 às 15:58
vitorynhaa - diz:

adorei mais ñ era o ki eu keria
mais valeu assim mesmu bju

05/05/2011 às 14:50
heber - diz:

esse texto e muito bom muito legal

04/05/2011 às 20:10
Poliana - diz:

eu quero muito saber isso e não consigo estou me descabelando aqui me ajude!!!!!!!!!!!!!!por favor!!!!!!!!!

04/05/2011 às 16:16

eu gostei muito.
alem de nos aprendermos mais estamos ajudando as pessoas q estao ao nosso redor
obrigadooooooooo bjsss

04/05/2011 às 14:25
Elza - diz:

Va toma no ......

04/05/2011 às 14:22
caroline - diz:

seus merda

04/05/2011 às 14:02

Oi gente vcs me ajudaram muito valendo 3 vou tirar 3 obrigadinha bjsss


kis kis !!!!!!!!!!!!!!11 bebel!

03/05/2011 às 17:01
norberto - diz:

muinto lixooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo oooooooooooooooooooooporcaria

03/05/2011 às 12:42
ana - diz:

eh legal vou tirar 10,00 na nota

02/05/2011 às 20:25
Naty - diz:

muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito interessante gosteiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito......

01/05/2011 às 20:26
mmmmm - diz:

voces todos que estao falando estas coisas bestas sao muito idiota seu povo besta tem vergonha na cara seus merdaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaas filhos da puta

01/05/2011 às 18:27
gustavo - diz:

ronaldo!

01/05/2011 às 13:47
Rebecca - diz:

Legal,vai me ajudar muito no trabalho da escola.

30/04/2011 às 20:56
matheus - diz:

o texto ta um lixo os indios devem morre mesmo hahahahah tem que morrer seus lixos vcs amam o indios mas vcs sao a favor deles morreerem pra vcs consumirem terras seu lixos

30/04/2011 às 20:53
matheus - diz:

eu achei mt ruim uma bosta vai tomar no ´cu de vcs seu bostas nao tem nada pra fazer nao seus lixos vcs comem lixo

30/04/2011 às 16:16
jessica - diz:

Eu gotei muito <3
Me ajudou bastante em um trabalho akie .
E quem naum gostou acha chato :s é obivio que é chato mais num quer dizer que é ruin :D
Crianças com comentarios dizendo que é chato primeiro tentem valorizar o trabalho que deve ter dado pra escrever isso e vão se fuder crias de merda : D
Espero que tenham gostado os inteligentes maduros pra perceber isso :)

29/04/2011 às 14:21

eu achei muito legal pq isso faz parte da nossa vida♥♥♥♥♥♥ e não é chatoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

29/04/2011 às 10:49

eu adorei eu ate gravei uma fala que ouvir Alguns indígenas brasileiros ainda vivem isolados e sem contato com o homem branco, mas boa parte deles está integrada à vida moderna
eu aprende muito e isso é verdade o que fala neste texto eu soube eu andei estudando que antes da chegada dos portuguese os índios produziam a agrigultura de milho e mais e o principal era a mandioca

29/04/2011 às 10:27

eu gostei na escola eu aprendi sobre isso legalllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll


*mesmoooooo**

29/04/2011 às 10:12
Camila - diz:

pocha bem legal eu sou estudante e to aprendedo sobre isso e e tudo verdade os indos quando os portuguses chegaran se refugiaran no litoral brasileiro e ate hoje aida tem tribos isoladas

28/04/2011 às 17:44
silvio - diz:

mais um conhecimento sobre os indios cultura povos e relijiao

27/04/2011 às 22:38
cassia - diz:

eu adore e me ajudou muito mas precisava de mais coisa!

27/04/2011 às 21:07
vagner - diz:

vlw ai gente vai me ajudar muito com o meu trabalho de historia sobre como vivem os indigenas hoje vlw bjs a louca hahahahaha e pra falar mais sou gay

27/04/2011 às 19:25

cara vei isso é demais vai me ajudar muito ae

27/04/2011 às 18:52
ana - diz:

legal vai me ajudar um pouco na minha pesquisa de historia como vive os indios vive hoje valeu muito!

26/04/2011 às 19:05
Samanta - diz:

Gostei sim , mas ainda não foi necessario para mim ..

26/04/2011 às 18:55
ana - diz:

eu,achei muito interessante porque,eu tambem fis um trabalho sobre a vida dos indios e tava tudo certo;e 19 de abril é o meu aniversario

26/04/2011 às 18:02

aki eu adoroimdios muito
eu tenho vamtati de coenhecer
os indios




obrigada pela adenção
beijoss de lara

26/04/2011 às 17:46
genifer - diz:

[orange][i]bom.esse texto é bom mas na verdade eu acho aque ainda nao é a resposta serta pra mim!!!:)

26/04/2011 às 15:56
richard - diz:

legal !!!!!!!!!!!!!!!!

26/04/2011 às 11:47
kainã - diz:

po gostei do texto alem de ser um pouco chato foi maneiro me ajudou bastante...

26/04/2011 às 10:14
samuel - diz:

Se soubessem oque é chato copiar 9 paginas sobre os indios !!

25/04/2011 às 18:57
nayara - diz:

muito bom muito bom mesmooooooooooooo

25/04/2011 às 17:59
VIVIANE - diz:

EU Ñ GOSTEI

25/04/2011 às 16:30
alice - diz:

esse texto é bom e tras muitas informações importantes sobre o povo indigena. e que os otarios que falam mal se ... ferrem

25/04/2011 às 14:44
juliana - diz:

chatoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo oooooooooooooooood

25/04/2011 às 13:14

esso e muto bom ate deais eu gostei do testo de como os idios vivem hoje

25/04/2011 às 09:31

Odiei este texto!, n~ gosto d estudar mesmoo!, kkk

25/04/2011 às 04:02
silmara - diz:

muito bom esse texto, ajudou bastante o meu filho.

24/04/2011 às 18:38
sasa - diz:

tirei total

24/04/2011 às 15:47
silvana - diz:

foi muito interessante meu filho vai consegui fazer seu trabalho com riqueza de detalhes

22/04/2011 às 12:10

obrigado eu tirei 1000...
adorei esse texto

22/04/2011 às 11:10

é muito legál me ajudou muito com
o meu trabalha de istoria d de mais

22/04/2011 às 11:04

é muito legál saber a vida dos indios.

21/04/2011 às 14:38
Juliano - diz:

Muito bom! me ajudou muito no meu trabalho de historia! :D

21/04/2011 às 11:45
Michelle - diz:

Valeu Mto Bom me Ajudou pra caramba pois não consigui terminar este texto na escola e achei akiii
Mto Obrigado Mesmo...

20/04/2011 às 16:50
gabrielly - diz:

eu tirei 100 com esse texto faleu

20/04/2011 às 15:20
gege 123 - diz:

eu naum sei pq as pssoas fala tamta bobage sem mutivo!!!!!!!

20/04/2011 às 11:49
Fernanda - diz:

Eu achei muito bom este texto por que na minha escola todos os meus colegas entraram neste site que eu recomendei. Muito Obrigada por me ajudarem no meu Tema hehe!

20/04/2011 às 07:54
feras! - diz:

eu achei muito comprido, mas é fera

19/04/2011 às 21:30

ha vik gente e uma puta pelo o pelanza vadia pelos os indios e pelo o gabriel

19/04/2011 às 21:27

adorei pra falar bem aha verdade nem li pra sar de uma coisa eu tenho 15anos to na sesta serie e nao gosto de ler

19/04/2011 às 19:46
otffdsz - diz:

Odiei esse site que podre!!

19/04/2011 às 18:45
lucas - diz:

foi moitolegal vai me ajuda no tabalho

19/04/2011 às 18:43
anonimo - diz:

mt massa!!!!!:@

19/04/2011 às 17:36
RAFAEL - diz:

EU GOSTEI POR QUE ME AJUDOU COM O TRABALHO SOBRE OS INDIOS

19/04/2011 às 16:26

legal sou atriz bj

19/04/2011 às 16:12
aninha - diz:

eu naum sei o que vcs estao falando, naum quero saber e tenho raiva de quem sabe!!! mas por mim, por minha vontade vou procurar putro site

este site ´para mim é muito ruim!!!!!!
BLEGR!!!!!!!!

19/04/2011 às 15:23
Feeh - diz:

adorei esse saite eu esei para fazer minha tarefa de casa de história

19/04/2011 às 15:09
lavininha - diz:

e moito bom fol terar 10 na escola

19/04/2011 às 14:31
sei la - diz:

chato

19/04/2011 às 13:38
2002 - diz:

oi mateus

19/04/2011 às 13:30
2002 - diz:

puta boboca

19/04/2011 às 13:28
2002 - diz:

seu viado

19/04/2011 às 10:52
ARIANNE - diz:

os índios antes se vestiam como seu costumes,hoje eles se vesti como pessoas normas mas hoje ainda se encontra índios como antes

19/04/2011 às 10:23
anabeatriz - diz:

eu gostei nao sei sim os outros gostarao eu sim o dia que ele nasceu e o dia do anivessario da minha amiga que deus abensoi ela

19/04/2011 às 09:58
palomo - diz:

esssa merda e meito ruim.
perdi meu tempo com esssa porcaria
foi 5 minutos mais foi.
q merda

19/04/2011 às 01:05
123 - diz:

que isso esse texto muito massa kkkkkkkkkk uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

18/04/2011 às 22:55

nem li o texto e ja estou indignado com alguns comentarios q vi, tem pessoas quem nem sequer sai da selva de pedra e coloca comentario sobre outras culturas, não tem conceito de povo que não destingue culturas diferentes. vão estuda comentaristas de senso comun

18/04/2011 às 22:00
mariana - diz:

caramba porque esses povos so coloca uuuuuuu isso significa oque?vai tomar nu cú homi vai pra puta que pariu povo atabacado so coloca merda aff isso da raiva carai filho da puta ...

18/04/2011 às 21:54
Nada - diz:

vlw gente me ajudou a fazer o meu trbalho de historia,e alias gostei muito dessa pesquisa e ñ gastei meu tempo atoa valeu apena pesquisar muitas gente tem é priguisa de pesquisar e escrever ou imprimir no papel ou cartolina,todo mundo sabe que ñ vai cair a mão né gente...

18/04/2011 às 19:30
aáh' - diz:

legal me ajudou muito no trabalho de historia obrigado a todos q criaram esse site

18/04/2011 às 19:26
_aáh - diz:

é muiuto legal me ajudou no trabalho avaliativo de história tomata q eu tire um 10 obrigado a tudos q tiraram esse site

18/04/2011 às 19:15
juju - diz:

uuuuuuuuuuuuuuuuuuµµµ¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬ ¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬

18/04/2011 às 18:34
yuri - diz:

que lixo

18/04/2011 às 18:33
Laura Diva - diz:

Ainda n li mais deve ser tri\!!!!!!!!!!!!!
I pessoas ai de cima vão se fude indios n são chatos!!!!
Esse site é mt tri nem li e já to gostandoo
Xauuuuuuuuuuuuu site
ttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrriiiiiiiiiiiiiiii iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

18/04/2011 às 17:31
leonardo - diz:

olooooooooooooooo meu

18/04/2011 às 15:04
Natasha - diz:

nossa aquele bando de sem noção só falam uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu eles são uns idiotas e filhos da puta aqueles merdaaaaaaaaaaa caralhoooo que poraaaaaaaaaaaaaaaaaaaa merdaaaaaaaaaaaaaaa

18/04/2011 às 14:53
eduarda - diz:

uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

18/04/2011 às 13:59
Marcia - diz:

Tenho uma filha de 6 anos e está no 3ºano. Encontrei aqui o que precisavamos para o trabalho dela.
Só queria mais fotos...
Parábens!

18/04/2011 às 13:59
larissa - diz:

Obg... esse texto vai me ajudar mtoooo no trabalho de história tomara q tiro 10 pq com um texto desse qm não tira 10 ne ? kkkk' xau gente bjoooo!!!!!.....

18/04/2011 às 13:13
bia - diz:

Esse texto é muito legallllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll lllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll

18/04/2011 às 10:52
gabrielly - diz:

amei esse texto muito legal ajudou-me bastante para fazer meu trabalho de historia agradeço a vcs pois ajudou muito e que não gastei o meu tempo atoa e valeu muitOoOOoOoO mesmo muito legal

18/04/2011 às 10:15
Ana*-* - diz:

Achei interessante me ajudou no meu trabalho de Ciências Valeu TextinhO!haaha

18/04/2011 às 08:48

parabens seu texto ficou de mais!

muito legal messsssmoooo!!!!

17/04/2011 às 22:35
tais - diz:

acheiiiiiiiiiiiii muiiiiiiiitoooooooo00000000
legaaaalllllllll......

17/04/2011 às 21:22
Alessandra - diz:

Esse site me ajudou com o meu trabalho do colégio muito obrigado (:!

17/04/2011 às 17:27
=) - diz:

ajuuudooou mto o meu trabalho!!!
Muito legal

17/04/2011 às 15:54
harlana - diz:

muito bacana!!!!

17/04/2011 às 13:23
ilana - diz:

legallllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll lllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll

17/04/2011 às 10:17
Mariia - diz:

eu gostei do texo achei legal :D

16/04/2011 às 20:47
Fernanda - diz:

gastei meu tempo a toa!

16/04/2011 às 11:53

eu acheeeeeeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii muuuuuuuuuuuuuuiiiiiiitttttttooooooooooooooooooooooooooooooooooooo leeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeegaaaaaaaaaaaaaallllllllllllllllll

16/04/2011 às 02:00
mooh - diz:

Muito obrigado mesmo, ajudaram bastante em meu trabalho!

15/04/2011 às 15:44

Oi! eu tenho 8 anos, e eu gostei muito desse texto, isso é bom porque as crianças sabe mais das coisas dos índio(...)

15/04/2011 às 09:10
robert - diz:

alguns desses vermes nao saben oq diser vol tirar um p m na minha pesquisa obg adorei mais alguns manes dai odiarao esses otarios mesmo assim aorei

14/04/2011 às 20:48

muito chaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaatoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo ooooooooooooooooooooooooooooooooooo

14/04/2011 às 20:44

Gostei muito legal Beijooo!!!!!!!

14/04/2011 às 18:51

muito bom tenho 11 anos e gostei muito desse texto estudo no instituto são jose

14/04/2011 às 18:41

muito bom gostei

14/04/2011 às 17:54

legal o texto ajudou no meu trabalho tenho 9 anos minha escola e eneas carvalho de aguiar

14/04/2011 às 13:48
felipe - diz:

esse texto e bom

14/04/2011 às 09:26
neto - diz:

vo micasa com tua m

14/04/2011 às 09:14
fabrici - diz:

fabrico pao no cu

14/04/2011 às 09:13
fabricio - diz:

neto vai a merda

14/04/2011 às 09:10
erick - diz:

é muito ruim

14/04/2011 às 09:10

neto feio

14/04/2011 às 08:56
fabricio - diz:

muito bom

13/04/2011 às 18:21
Quiane - diz:

Visite:
www.arte-com-quiane.blogspot.com
moldes com o tema: dia do indio

13/04/2011 às 16:29
gustavo - diz:

mais que p********* esse sati nao tem nada vou tira 0 amanha ):

13/04/2011 às 11:53
arthur - diz:

essa yngrid q fala ai em baixo: seguinte recado ''poderia botar pequeno'' o colega quem bota é galinha ...

13/04/2011 às 11:50
arthur - diz:

-escola benedito laurindo gonçalves ,situado em Parecis -RO os alunos fala bem mais dos indios do que esse site ai
porcaria .Esse povo que falou q é interessante tudo mentira desse pau no ...

13/04/2011 às 11:46
arthur - diz:

-
Essa conclusão de voces estão sem conteudo.Eu conto melhor a historia do indio.:D

12/04/2011 às 21:05
larissa - diz:

é muito chato esse texto mais eu tivi que copiar é o jeito trabalho da escola minha escola fica em santa monica o nome da escola é raymunda de mendonça

12/04/2011 às 20:06
larissa - diz:

olha eu não sei se isso vai me ajudar muito não mas obg

12/04/2011 às 15:43
yngride - diz:

é grande que raiva é grande podia botar pequeno seus burros kkkkk.

12/04/2011 às 15:42
yngride - diz:

é grande que raiva é grande podia botar pequeno seus burros kkkkk.

12/04/2011 às 12:29
leonardo - diz:

www.cosmopax.com.br

12/04/2011 às 12:28
leonardo - diz:

www.cosmopax.com.br

12/04/2011 às 12:28
leonardo - diz:

www.cosmopax.com.br

12/04/2011 às 12:28
leonardo - diz:

www.cosmopax.com.br

12/04/2011 às 12:28
leonardo - diz:

www.cosmopax.com.br

12/04/2011 às 12:28
leonardo - diz:

www.cosmopax.com.br

12/04/2011 às 12:26
leonardo - diz:

como eles trabalhavam porraaaaaaaaaaaaa

12/04/2011 às 09:45
liandra - diz:

eu achei interesante pois entrei num saite que nao falava nada dos indios .

12/04/2011 às 08:47

adorei eu tabem gostei tenho 11 anos lir para ver como e isso de indio essas coisas eu acredito minha avo conta que tudo veio atraves do indio

11/04/2011 às 19:44
murilo - diz:

adorei esse negocio que indio veio dos indigenas com uma corda no pescoço tenho 15 anos adorei minha vo tanbem veio com a corda no pescoço mas no cordao bilical ne jkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk achei isso mto chatooooooooooooooooo










11/04/2011 às 18:15
velma - diz:

eu odiei mais é impotante

11/04/2011 às 17:50
bia - diz:

eu achei esse texto mt chato;pra falar a verdade eu nem li,pq è mt cccccccccccccccccccccchhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhaaaaaaaaaaaaaaaaatttttttttttt ttttttttttttoooooooooooooooo...
hahahahahahahahahahahahahahaahaha!!!!!!!!

11/04/2011 às 14:04
jessica - diz:

devair r. junior- jetscdwixbs jhsfwu gstbwt dwbgawqjhdte jdtriwds nzxgswsnzgt gs jessi annbdge jessica te amo

11/04/2011 às 10:20

eu odiel o texto porque e muinto grade

10/04/2011 às 19:55
asd - diz:

Não respondeu sobre o sexo...eles fazem muito?

10/04/2011 às 16:45
sexo - diz:

os indios faziam muito sexo?Eu amo sexo!!!

09/04/2011 às 18:09
Gaby - diz:

Não achei o que queria estava querendo saber quais sao os povos indigenas que vivem no Brasil,mais o texto é bem legal e interessante...
Parabens!!!

09/04/2011 às 15:16
Allan - diz:

Parabéns !!

Acabei de acessar ao site da FUNAI, lá as informações são um tanto quanto imprecisas. Então o texto acima serviu e muito para discutir o tema com minha filha!!

Saudações

09/04/2011 às 13:57
Brenda - diz:

Tomara qee eu tire 10 na proova

08/04/2011 às 19:29
xj9 - diz:

hhhooohhh

08/04/2011 às 11:56

Olá tenho 12 anos e Adoreei o texto de vcs... E espero tirar uma boa nota!!!

07/04/2011 às 21:21
juliana - diz:

Eu não entendo pq umas criaturas sem educação entram no site para avacalhar com palavras de baixo calão.vão achar o q fazer no lugar de falar mal dos índios,se não gostaram da matéria ao menos respeitem quem pesquisou.E vão na biblioteca achar algo q lhes agrada .O site foi feito para ajudar as pessoas nas pesquisas não p escrever tanta merda e ainda por cima tudo errado vão pesquisar como escreve as palavras para não pagar mico seus analfabetos.Adorei a matéria....Parabéns

07/04/2011 às 19:20
iywterf - diz:

adorei esse negocio que indio veio dos indigenas com uma corda no pescoço tenho 15 anos adorei minha vo tanbem veio com a corda no pescoço mas no cordao bilical ne jkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk achei isso mto chatooooooooooooooooo

07/04/2011 às 16:58
bibi - diz:

foi muito interesante tenho 10 anos

07/04/2011 às 08:12

Esse texto é muito legal,interessante e importante,pois a nós aprendemos muito mais!!!!!!!!!!

06/04/2011 às 22:58
diego - diz:

eu gostei me ajudou muito no trabalho da escola,muito bom em!!!!!!!!!!!!


06/04/2011 às 17:02
ail@ - diz:

eu amei me ajudou muito no trabalho da escola

06/04/2011 às 16:31
ranieri - diz:

o site me ajudou muito vlw tenhop 13 anos

06/04/2011 às 15:33
add - diz:

que idiota que porra

06/04/2011 às 15:20
jasmim - diz:

os indios sao muito legais kkkkkkkkkkkkkkkkkk

isso e muito bom entendi q os indios sao muitos legais rsrsrsr
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
bjssssssssssssssssss

06/04/2011 às 14:42

Gostei me ajudou um pouco no trabalho de escola mais o outro site tava bem melhor!!!!

06/04/2011 às 12:42
isabelly - diz:

pq um tex
to tam crande

06/04/2011 às 10:54
manuela - diz:

hiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

05/04/2011 às 18:54

ola eu adorei este site e ele mim ajudou no trabalho wlw bjss

05/04/2011 às 11:41

Olá, meu nome é Patrícia, sou Pedagoga e por ser a semana do índio entrei neste site para pesquisa, e fique muito triste com a falta de respeito das pessoas postarem mensagens tão mal educadas, desvalorizando e desreipeitando nossa cultura. Os índios foram os primeiros habitantes de País, e tudo isso que ví escrito só mostrou o quanto a educação está em crise. è uma pena pois a transformação de uma sociedade só se dá através da educação.

05/04/2011 às 09:41

comoja estodoma, no inicio do brasil

04/04/2011 às 20:44
grazieli - diz:

adorei esse texto me ajudou muito no meu trabalho de escola eu tenho10anos

04/04/2011 às 15:37

muito obrigada pela ajuda...
olhei em muitos sites e esse foi o que deixou tudo mais fácil!!!!!


VALEU!



Tenho 11 anos.

04/04/2011 às 15:27
rogers - diz:

que porra e essa fei tem nada q eu quero tomar no cuuuu

04/04/2011 às 14:10
iezabelly - diz:

muito obrigado pelo esse texto elhe me ajudou a não tirar 0 no trabalho

03/04/2011 às 19:39
Rayanna - diz:

esse texto é muito GRANDE e eu nao achei um pingo do que eu precisava

03/04/2011 às 14:34
ligia - diz:

Registrando: João Vitor, confidencial, mire, ihff, giovanna, jessica, anonimo, larissa e principalmente nicolas.É muito bom poder perceber que voces além de intolerantes, revelam um QI bem limitado. Espero que vcs continuem assim, reclamando do tamanho dos textos e dando provas de serem preconceituosos e extremamente mal educados, pois assim a concorrencia fica bem menor no mercado de trabalho. Pessoas com vcs não terão chances de terem sucesso. Meus pesames, afinal já estão enterrados na própria ignorancia.Espero q consigam entender o q estou falando.

03/04/2011 às 10:15
clarice - diz:

muito obrigada esse texto ajudou muito mesmo e agradeço de novo vc me deu a esperança d tirar 0 na prova
Vc é d
abraços!!
e muito obrigadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!

02/04/2011 às 18:03
iansley - diz:

Eugostei de ler este texto

02/04/2011 às 16:22
larissa - diz:

idiota e isso ki bommmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

01/04/2011 às 18:54
bruno - diz:

praque entrar no site é xingar? qualé a moral aff crianças only para d avacalhar nos site dos outros vão procurar oqué fazer.

01/04/2011 às 18:49
bruno - diz:

muito legal , valew quem criou me ajudou muito , vlw msm *--*

01/04/2011 às 14:13
marcela - diz:

adorei esse texto e muito bom me ajudou bastante
bjs
tenho 11 anos

30/03/2011 às 19:25
Dinho - diz:

Hoje em dia os Índios não tem as suas proprias terras.
por isso que e muito complicado vooc ver um.
até pra fazer trabalho de escola e dificil.

30/03/2011 às 16:17
ingrid - diz:

muito bom
ajuda muito
em trabalho
de eskola!!!

30/03/2011 às 16:16
thaynara - diz:

indeos soa passoas muito legal

30/03/2011 às 13:57
daniela - diz:

muito completo sobre a situação indígena hoje

29/03/2011 às 20:03
anonimo - diz:

chaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaatooooo oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo ooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooopraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa aaaaaaacaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaanbaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.

29/03/2011 às 18:48
andressa - diz:

mui grande

29/03/2011 às 17:53
gaby - diz:

Adorei!muito bom vcs são d

29/03/2011 às 17:47
mimi - diz:

achei o maximo me ajudol no trabalho da escola!!!!!!!!!!!!

28/03/2011 às 21:11

Ue adorei este comentario e muito detalhado, hoje mesmo fiz um trabalho e me ajudou muito mesmo eu espero que um dia todos da escola que ue estudo CÉU E.M.E.F prpfºCONCEIÇÃO APARECIDA DE JESUS olhem este maravilhoso texto.obrigada pela ajuda!

27/03/2011 às 21:43
tatiele - diz:

muito bom este texto agor eu estou escrevendoo ele para o trabalho da minha escola bjus

27/03/2011 às 11:41

e muito pequeno de mais coe mano brom amenta ese texto mano brom warlley n. mendes

27/03/2011 às 09:40
thamires - diz:

muito chato não gostei

26/03/2011 às 20:41

isso e muito grande pena q eu vou te quer copiar pra minha escola

26/03/2011 às 19:32
nicolas - diz:

QUE CHATO ESSES INDIOS SÃO PUTAS UM MOSCA OU OTRA ENTRA NO CU DELES E ELES GOSTAM, DEVEM SENTIR COSEGAS.
SÃO UM BANDO DE MERDA MARROM ESCURO.

26/03/2011 às 19:28
nicolas - diz:

Os indios são um bando de merda, eles são diferente das gente eles são pretos e ficam pelados!
AS MULHERES NÃO TEM VERGONHA DE MOSTRA AS MAMA CAIDA, MUITAS VEZES GOSTAM DE COLOCAR MERDA NA COMIDA PARA FALAR QUE É FEJÃO.

26/03/2011 às 10:33

só escrevem bestage como o menino chamado lucas que fica no meuplanetinha e victor tambem.

beijos beijos xau xau!!!!! beijos

23/03/2011 às 23:23
jessica - diz:

e bem chato que porra

23/03/2011 às 20:05
Juuuu - diz:

achei o texto chato mas obg msm assim consegui o q queria pro colegio

23/03/2011 às 18:36
giovanna - diz:

DO NOTA 0,0 PORQUE È MUITO RUIM ESSE SITE!FALA SERIO.

22/03/2011 às 21:07

Achei bme interessante saber que os indios hoje estão organizados e não deixaram de ser quem são para serem uma nação... Apesar de todas as dificuldades e anti-socialidades.

22/03/2011 às 16:47
carolina - diz:

gostei se ñ gostaran por que érderam o tempo de vcs vendo os indios

21/03/2011 às 09:49
ihff - diz:

que chato isso

21/03/2011 às 09:49
ihff - diz:

que chato isso

21/03/2011 às 09:49
ihff - diz:

que chato isso

21/03/2011 às 09:49
ihff - diz:

que chato isso

20/03/2011 às 18:27
Fernanda - diz:

Achei o texto muito legal e educativo ,diz sobre a cultura atual dos índios e isso é muito importante.Adorei continue assim.
Beijos,20-03-2001

18/03/2011 às 08:28

eu adorei essa pesquisa e achei o que precisava pra escola

17/03/2011 às 20:55
dui - diz:

oi ! eu achei este texto bem montado e legal!!

16/03/2011 às 18:54
paloma - diz:

gente olha que nome esquisito...kayapo, esse e um nome de uma tribo!!!

14/03/2011 às 19:46

Esse texto é muito loko,eu nao sou loko de escrever td isso.Então resumi

14/03/2011 às 17:53
thalita - diz:

eu presiso fazer um trabalho sobre os indios da escola

14/03/2011 às 10:57
samuel - diz:

eu adore

13/03/2011 às 18:43
carla - diz:

achei muito legal explica muito bem além de ser grande ???minha mae nao para de falar sobre este texto!!!

12/03/2011 às 15:39
gabriel - diz:

valeu textinho

11/03/2011 às 17:14
clara - diz:

obj amei o texto me ajudou tanto,tanto muito obrigada.

09/03/2011 às 21:42

Odorei seu texto um trabalho que nos ajudou muito,parabens.

06/03/2011 às 11:08
mire - diz:

eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee açei mmmmmmmmmmmmmmmmmmmuuuuuuuuuuuuuuuuuuuttttttttttttttttttttttttttttoooooooooooooo ooo lllllllllllllllllllllllleeeeeeeeeeeeeeggggggggggggggggaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaalll lllllllllllllllllll

05/03/2011 às 10:33

oooooooo oooo maravilhoso ai tem coisas que eu nunca ouvi dos in dios

04/03/2011 às 20:59
lucas - diz:

puxa tem muita coisa nisso ai





04/03/2011 às 10:11

peeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeessimo ...
se desse para colocar uma boca mostrando lingua

04/03/2011 às 10:05

otimoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo não entendi nada

02/03/2011 às 21:20

ainda bem que encontrei esse site porque minha professora ia me matar;ela e´ uma porra veia e chata ela se hama IVANEIDE!!!!!!!!!!!!!!!

02/03/2011 às 19:01
mirelly - diz:

eu li esse texto e achei muito enteressante gosto de estudar sobre os indios

02/03/2011 às 15:47
kaoane - diz:

os pessoas que disseram que esse texto e uma merda,pois nao é ,é um texto muinto enterecente ajudou bastante

02/03/2011 às 14:46

Oi meu nome e Julia tenho 11 anos e queria dizer que esse site me ajudou muito o trabalho de historia, bjos tchau ate a proxima :D ***

02/03/2011 às 14:43

Oi meu nome e Júlia tenho 11 anos e queria dizer que esse site me ajudou muito o trabalho de história, bjos tchau ate a proxima ;)

02/03/2011 às 09:56

Gostei,muito interessante e acho que vou ganhar uma nota boa.Sou de Tubarão-SC e estudo na Escola de Educação Básica Henrique Fontes

obg


01/03/2011 às 18:25

e digo mais esse foi o único site que encontrei uma resposta facil e que me ajudou bastante mas queria ver um site de vcs sobre animais

01/03/2011 às 18:22

mas uma vez eu digo muito obg

01/03/2011 às 18:17

essa coisa sobre os indios me ajudou muito no meu trabalho do colegio eu tirei 10

01/03/2011 às 18:12
michele - diz:

vou tirrar 10 na pesquisa da escola.minha professora da escola é o demonho o nome dela é Alcione o capeta kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.....

01/03/2011 às 18:03
michelr - diz:

oiiiiiiiiii que legal isso sobre os indios...

28/02/2011 às 15:45
Vinicius - diz:

vo me da bem no trabalho da escola!!! eu acho, bom achei de quem colocou o comentario meeeeeeeerrr daaaaaaa foi besta de nao ter nada do que fazer nesse site,e achi o texto legal e tenho 8 anos



obrigado

27/02/2011 às 22:53

Olá meuplanetinha tenho 11 anos e minha prof mando faze uma pesquisa se 7 folhas mais essa ja deu 4 , otimo o texto tambem , vlw espero qe tire nota bota .Bjss Xuuu

26/02/2011 às 17:33
thays - diz:

eu adorei meu trabalho esta prontro e ficou perfeito bejunda para vcs!!!!!!!!!!!!!

25/02/2011 às 16:57

oi eu tenho 10 anos e fiz um trabalho baseado nesse texto ! a professora me deu parabens 1000000 de veses ! ela amou o meu trabalho esse texto é mt bom eu aprovo e recomendo viu? bjus

24/02/2011 às 20:35
Bia - diz:

Ótimo texto, me ajudou bastante ;) Muito obrigada!

24/02/2011 às 20:27

oi e a primeira veiz que visito esse site espero que me ajude muito!!!!!!

24/02/2011 às 17:09
fernanda - diz:

voces deviam esplica melho sobre onde vivem oque fazem e oque nao gostam de faze tou procurando isso seus merdas

23/02/2011 às 17:47
anne - diz:

adorei mim ajudou na terefa de escola tirei foi dez 10 meu planeta e uma maravilha °º° !!!!

22/02/2011 às 11:02
deborah - diz:

adorei serviu bastande na minha tarefa bjs obg

20/02/2011 às 17:59
lucas - diz:

Kem escreveu isso me ajudou mt ganhei muitas notas por causa disso !!

14/02/2011 às 19:18

Eu acho o meu planetinha maravilhoso porque pode saber como ser um bom mascote para receber e muito mais sobre os índios

11/02/2011 às 21:29

eu amo o meuplanetinha porque pode falar o que quiser porque é livre para todos os publicos

11/02/2011 às 21:15

eu odeio internet lenta meuplanetinha

07/02/2011 às 13:55

vlw pelo texto espero q tenha me ajudado pq a prof nao corigiu ainda akdakakasjahjahdadhalda

05/02/2011 às 17:26
bonekinha - diz:

adorei o texto
ja terminei o meu trabalho
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
FC ciro henrique !*_*

15/12/2010 às 23:51

oi meuplanetinha eu sei que isso é bestera mas a minha prima vai nascer e eu quero que todo mundo do site meuplanetinha dê parabens para minha tia marcela santos góis que vai ter maria clara no fim de janeiro para começo de fevereiro beijos bem grande de lídia goes martins

15/12/2010 às 23:46

essas pessoas só escrevem bestera e ninguem sabe o que falar masumas pessoas escrevem duas vezes a mesma coisa mas eu ñ vou sitar os nomes beijos lídia

15/12/2010 às 15:30
Podolski - diz:

Muito bom a meteria, ajudaou muito, terminei meu trabalho de historia hehehehehehehehehe

03/12/2010 às 19:45
talita - diz:

eu adoreiiii o texto ja termineii o meu trabalho.....

29/11/2010 às 22:50

haha naum achei o que queria ki site mais idiota viu!!!

29/11/2010 às 20:06
sem nome - diz:

o indio e un dos mais selvagens e canibais. kkkkkkkkkk

29/11/2010 às 16:01

mmmmmmmmmmmmmmmmmeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeerrrrrrrrrrrrrrrrrrdddd ddddddddddddaaaaaaaaaaaaaaaaaa
3




ccccúuuuuuuuuuuuuuuuu

29/11/2010 às 14:18
emerson - diz:

esse texto é uma merda

29/11/2010 às 12:11
larissa - diz:

adorei

29/11/2010 às 12:07
larissa - diz:

eu adorei to quase terminando o meu trabalho agora so falta a introduçao

27/11/2010 às 14:11

O meu trabalho foi baseado na obra de José de Alencar "Ubirajara". Tive que fazer um paralelo entre o índio de antigamente e o contemporâneo. Esse texto me ajudou bastante. Eu não sabia que os índios então tão integrados na nossa sociedade.

27/11/2010 às 13:49
Mariana - diz:

Fiz um trabalho baseado na obra de José de Alencar "Ubirajara". Tive que fazer um paralelo entre o índio de antigamente e o contempoâneo. Esse texto me ajudou bastante. Eu não sabia que os índios estão tão integrados na nossa sociedade como li aqui.

26/11/2010 às 15:13
larissa - diz:

ai eu adorei esse texto e td de bom td q eu precisava p/ finalizar o meu trabalho da escola muito bom esse site é maravilhoso tds as vezes q eu for fazer meu trabalho da escola vou procurar aq aq é o melho abrigaduuuuuuuuu*--*

23/11/2010 às 20:20
nayara - diz:

gostei muito me ajudou bastante no trabalho da escola!!!

23/11/2010 às 16:37
Darman - diz:

Eu gostei muito sobre tudo que pesquisei e achei tudo que queria. Foi legal saber que a populaçao dos índios está aumentando. Espero que todos sintam a mesma sensação que eu senti após esta pesquisa.

19/11/2010 às 20:36
JÚNIO - diz:

ACHEI MUITO OTIMO O TXTO ME AJUDOU MUUITO NO TRABALHO DA ESCOLA E TMBÉM É MUITO INTERESATE
CONTINUEM ASSIMMMM!!!!
HAAA!!! E NÃO LIGA PARA O QUE AS PESSOAS FALAM DESSE TXTO, POIS ELES SÃO PESSOAS QUE PRECISAM DE AJUDA
PESSOA QUE NAUM TEM O QUE FAZER
VALEUUUU!!!

19/11/2010 às 18:08
pedropaulo - diz:

esse texto é muito bom eu acho que eu tiro usn 9 no trabalho.
entao se vc tiver um trabelho sobre: os indios antigamente e hoje visite esse enderesso

18/11/2010 às 11:52
roberta - diz:

os indios deve ta melho do qqq noss deve te ropas boa comudass boass nao come maisss bolinhoss de terra deve conhese galinhas,boii,cavalo deve se muito bom laaaa espero q esteja melho do qqqqq em 1500,e osss qq nao tem teto vaii te tudo o q pemsa eu tenho tudo o qqq ele deve te vaca porco-de-matoetc.....

18/11/2010 às 11:51
roberta - diz:

os indios deve ta melho do qqq noss deve te ropas boa comudass boass nao come maisss bolinhoss de terra deve conhese galinhas,boii,cavalo deve se muito bom laaaa espero q esteja melho do qqqqq em 1500,e osss qq nao tem teto vaii te tudo o q pemsa eu tenho tudo o qqq ele deve te vaca porco-de-matoetc.....

18/11/2010 às 11:50
roberta - diz:

os indios deve ta melho do qqq noss deve te ropas boa comudass boass nao come maisss bolinhoss de terra deve conhese galinhas,boii,cavalo deve se muito bom laaaa espero q esteja melho do qqqqq em 1500,e osss qq nao tem teto vaii te tudo o q pemsa eu tenho tudo o qqq ele deve te vaca porco-de-matoetc.....

11/11/2010 às 15:27
Justiana - diz:

OOOOOOOOOOOODIEI,MUITO,MUITO,MUITO RUIM.

10/11/2010 às 20:55
carol - diz:

adorei tem tudo o que eu precisava valeu!!!!=)

09/11/2010 às 23:37
jaqueline - diz:

eu adorei muito obrigada adorei continuam assim

07/11/2010 às 16:16

obrigada

06/11/2010 às 21:04

çççççççççççççgggggggggzzzzzzzzzzzfffffffffffffffffffffffffffffffffff fffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffcffffffffffffffffffffffffffffffff fffffffffffqqqqqqqqqqqqqq3243345464545634353432t57689755555000000000000000000000 0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000

06/11/2010 às 21:02
capeta - diz:

este texto é uma porra

06/11/2010 às 16:46
troxa - diz:

o texto é uma bosta

04/11/2010 às 09:48
Julia - diz:

Muito obrigado achei nesse site tudo o que precisava muito obrigado !!!

29/10/2010 às 14:37

eu estou muito triste com os indios

29/10/2010 às 11:17
I.Mantelli - diz:

Me ajudou bastante no trabalho.

29/10/2010 às 11:08
G. Scwirke - diz:

Achei muito legal
axei um monte d coisas aqui
Adoreii

27/10/2010 às 11:52

se todos abrirem este saite o mundo estaria melhor; poiso mundo fica cada veis mais bonito

24/10/2010 às 14:08
gabriela - diz:

poxa vcs deveriam complementar esse cite ,pq eu não consegui fazer meu trabalho que vale nota estou decepsionada!

23/10/2010 às 12:10

vc vai para casa de uma pessoa o que acontece com vc ?

22/10/2010 às 19:00
-rafael - diz:

muito ruim pessimo n. traz nenhuma informaçao que preste.

22/10/2010 às 10:42

estou muito grata com as coisas da mata atlantica

19/10/2010 às 21:51
Tainá - diz:

Muito obrigada,vcs me ajudarão muito com essas informações! :)
Beijos :*

16/10/2010 às 10:29

vlw vocês mi ajudaram no meu trabalho

13/10/2010 às 20:40
betriz - diz:

Adorei vocês me ajudaram no meu trabalho Obrigado e parabens pelo os seus Projeto

13/10/2010 às 18:40
Andressa - diz:

Vai me ajudar no trabalho!

08/10/2010 às 12:48
vanderson - diz:

adorei vou ganhar 10 pontos por esse texto bom !!!!!!!!!!!!!!

08/10/2010 às 09:35

Adorei o texto,muito interessante.Um texto com muitas informações sem ser chato.Era exatamente o que eu estava procurando para minha pesquisa sobre como vivem os índios no Brasil hoje.

06/10/2010 às 16:37

eu estava a procura e assim encontrei um texto otimuu!!! Tomara que meu trabalho fique bom!!!! beijos!!!
Estou satisfeita nao encontrei tudo mais encontrei uma coisa que eu nao sabia sobre o dia 19 o dia do indio.

comente aii galerinha!!!!!
By:isa potratz
beijinhos para todos que passarem por aqui!

02/10/2010 às 16:22

estava fazendomeu trabalho sobre os indios no brasil hoje,dia 02/10/2010 quando achei esse texto achei super interesante o texto e resol vir deixar meu recado


Deixe aqui seu comentário: Seu nome:


Seu e-mail:


Texto:


enviar
Uma iniciativa pelo Planeta

O Planeta Sustentável é um projeto do Grupo Abril para fornecer conhecimento sobre sustentabilidade. Especialmente para as gerações futuras é que existe o Meu Planetinha: uma abordagem infantil sobre o assunto. Se você é pai, mãe ou professor, conheça o conteúdo das publicações da Abril sobre a temática em www.planetasustentavel.com.br

Fechar
  • Patrocínio

© Meu Planetinha

mantido sob licença pela Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados

Fale conosco

Entre em contato com o Meu Planetinha utilizando o formulário abaixo: Nome: E-mail: Assunto: Fechar