Fique ligado
Rogério Doki

escola

Prova nota 10 Veja dicas para você se dar bem nos exames de fim de ano
Noêmia Lopes  Revista Recreio – 30/10/2008- 08/01/2009
menos aA mais

MISSÃO DIÁRIA
Para que você não chegue à véspera das provas desesperado
e com as tarefas atrasadas, crie o hábito de estudar um pouco por dia e fazer as lições. Assim, a matéria não acumula e, quando for a hora do exame, é só fazer uma revisão.

DÚVIDA ZERO
É normal, às vezes, sentir vergonha de levantar a mão quando surge uma dúvida. Mas você e todos os seus amigos estão na escola para aprender. Então, espante a timidez e pergunte ao professor o que não ficou claro. Refazer os exercícios em casa também é uma boa.

TUDO EM ORDEM
Já pensou ter uma pena mágica, que escreve tudo que o professor diz? A vida na escola seria bem mais fácil! Já que ela não existe, vale se concentrar nas aulas e anotar tudo. Com um caderno organizado, você não perderá tempo na hora de estudar.

TRABALHO DE EQUIPE
Se você ficou doente e teve de faltar na escola, peça o caderno emprestado a algum amigo para copiar o que perdeu. E procure o professor caso não entenda algo. Outra dica é estudar em grupo. Você explica o que sabe melhor e tira as dúvidas dos assuntos em que tem mais dificuldade. 

ENROLAÇÃO, NÃO
Todo mundo tem um horário em que está mais disposto. Quem vai à escola à tarde tem a manhã ou a noite para estudar. Quem vai de manhã tem o resto do dia. Mas atenção: ficar enrolando não dá certo. Quanto antes começar, mais tempo vai sobrar depois para se divertir.

TRUQUES ESPECIAIS
Aí vão alguns: grifar os trechos mais importantes da matéria, fazer resumos, ler textos em voz alta, gravar o que vai cair na prova e depois escutar e até fingir que está dando aula para alguém.

ABRINDO A CABEÇA
Ler faz a gente ficar mais esperto. Aprendemos palavras novas e jeitos diferentes de explicar nossas idéias. Por isso, leia livros, revistas e gibis. Se ligue também nos filmes e no jeito como contam as histórias. Tudo isso ajuda a fazer redações cada vez melhores.

DIVIRTA-SE!
É normal ficar nervoso antes das provas. Então, lembre que você participou das aulas, estudou e tem tudo para tirar uma boa nota. A dica é: divirta-se! Brincar faz a gente relaxar e isso ajuda a se sair melhor na escola!

RETA FINAL
Antes de um jogo, os atletas dormem cedo e se alimentam bem. A preparação para as provas é arecida. Tenha uma boa noite de sono e tome um café-da-manhã reforçado. Assim, você encara os exames no maior pique.

NA HORA H
Concentre-se! E comece pelas questões mais simples. Tente não ligar para o que rola ao redor. Afinal, não importa quem acaba antes, pois isso não é um jogo. Escreva de forma clara e boa sorte!

PIADINHAS
O que a prova de matemática disse para o aluno?
– Estou cheia de problemas!

Por que o garoto estudou para a prova em cima da escada?
- Para tirar notas mais altas.

comments powered by Disqus
Uma iniciativa pelo Planeta

O Planeta Sustentável é um projeto do Grupo Abril para fornecer conhecimento sobre sustentabilidade. Especialmente para as gerações futuras é que existe o Meu Planetinha: uma abordagem infantil sobre o assunto. Se você é pai, mãe ou professor, conheça o conteúdo das publicações da Abril sobre a temática em www.planetasustentavel.com.br

Fechar
  • Patrocínio

© Meu Planetinha mantido sob licença pela Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados

Fale conosco

Entre em contato com o Meu Planetinha utilizando o formulário abaixo: Nome: E-mail: Assunto: Fechar