Fique ligado
Divulgação Cineastas Indígenas: a cultura dos índios na sala de aula

kit educativo

A cultura dos índios na sala de aula O Vídeo nas Aldeias distribuirá, gratuitamente, para escolas do Brasil o kit Cineastas Indígenas, com DVDs que mostram a realidade desses povos, contada pelos próprios índios
Débora Spitzcovsky  Planeta Sustentável- 04/03/2010
menos aA mais

[box-leia]Ao contrário do que muita gente pensa, os índios não são todos iguais. Entre os povos dessa etnia, há uma série de particularidades, que a coleção de DVDs Cineastas Indígenas: um outro olhar mostra de forma superdidática para alunos do ensino médio. 

O material foi produzido pelo projeto Vídeo nas Aldeias, que, com o patrocínio do Programa Petrobras Cultural, montou um kit com cinco DVDs que mostram um pouco da história e cultura de cinco povos indígenas diferentes - Kuikuro, Panará, Huni Kui, Xavante e Ashaninka -, a partir da visão dos próprios índios que fazem parte dessas comunidades. 

Três mil escolas do Brasil receberão gratuitamente o material. A ideia é que os professores do ensino médio possam trabalhar o tema em disciplinas como História, Geografia, Línguas e Cidadania. 

"Há um ciclo vicioso de falta de informação nas escolas, que faz com que os alunos se formem pensando que os índios são personagens do passado, que viviam em ocas na época de Pedro Álvares Cabral e estão desaparecendo. Com o kit ‘Cineastas Indígenas’ queremos apresentar para os estudantes uma outra realidade, contada pelos próprios índios", disse Vincent Carelli, fundador do projeto Vídeo nas Aldeias. 

O kit que será distribuído para as escolas conta, ainda, com o Guia para Professores e Alunos, que traz informações sobre cada um dos povos filmados, dicas de fontes que podem ser utilizadas em pesquisas complementares e, ainda, sugere uma série de temas para serem discutidos com os alunos em sala de aula. 

As escolas interessadas em receber o kit devem se cadastrar aqui

Uma iniciativa pelo Planeta

O Planeta Sustentável é um projeto do Grupo Abril para fornecer conhecimento sobre sustentabilidade. Especialmente para as gerações futuras é que existe o Meu Planetinha: uma abordagem infantil sobre o assunto. Se você é pai, mãe ou professor, conheça o conteúdo das publicações da Abril sobre a temática em www.planetasustentavel.com.br

Fechar
  • Patrocínio

© Meu Planetinha mantido sob licença pela Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados

Fale conosco

Entre em contato com o Meu Planetinha utilizando o formulário abaixo: Nome: E-mail: Assunto: Fechar