Fique ligado
Alexander D.M. Wilson / Aquatic Mammals Baleias cachalotes adotam golfinho com deficiência

superação

Baleias cachalotes adotam golfinho com deficiência Apesar de essas baleias não serem lá muito sociáveis, um golfinho-nariz-de-garrafa com deformação na coluna foi reconhecido como parte de um grupo de cachalotes, no arquipélago dos Açores
Marina Maciel  Planeta Sustentável- 31/01/2013
menos aA mais

Leia também

[img]Quem leu o livro - ou assistiu ao filme - O Guia do Mochileiro das Galáxias, deve se lembrar da baleia gentil e curiosa de 18 metros de comprimento. Além de ter uma enorme cabeça, a cachalote é também o maior animal com dentes do mundo! Não é à toa que dois biólogos americanos - Alexander Wilson e Jens Krause - viajaram para o arquipélago de Açores, no Oceano Atlântico, próximo ao continente europeu, para estudá-las.

Durante a pesquisa, Wilson e Krause encontraram um grupo de baleias adultas e filhotes, que aparentemente adotaram um companheiro não-baleia: um golfinho-nariz-de-garrafa com deficiência. Por sua deformação na coluna, ele certamente deve ter sido rejeitado ou esquecido por seu grupo de golfinhos, por isso ficou sozinho.

Para  surpresa dos biólogos, o estranho no ninho parecia estar bem-integrado com a sociedade das baleias: ele nada, come e até se aninha junto a elas. Isso é particularmente curioso, porque as cachalotes não são lá muito sociáveis - e nem costumam se aproximar de golfinhos!

Mas os cientistas suspeitam que isso não acontecia entre os companheiros de mesma espécie: ao que tudo indica, é possível que o bichinho tenha sido alvo de bulling entre outros golfinhos. Que chato!

Tanto as cachalotes quando os golfinhos são animais inteligentes e sabem que a imensidão do oceano não é tão assustadora quando estamos na companhia gentil de outros. Especialmente quando este grupo de baleias, em seu instinto de ser social, passou por cima da superficialidade de suas diferenças com o golfinho.

No vídeo abaixo, veja as baleias e o golfinho-nariz-de-garrafa nadando juntos:


No fim, em vez de apenas aprender mais a respeito do comportamento do animal, os cientistas conseguiram vislumbrar um aspecto sem precedente entre as baleias: a generosidade.

Inspirador, não? Que tal manter os olhos bem abertos para ver gentileza à sua volta também?

comments powered by Disqus
Uma iniciativa pelo Planeta

O Planeta Sustentável é um projeto do Grupo Abril para fornecer conhecimento sobre sustentabilidade. Especialmente para as gerações futuras é que existe o Meu Planetinha: uma abordagem infantil sobre o assunto. Se você é pai, mãe ou professor, conheça o conteúdo das publicações da Abril sobre a temática em www.planetasustentavel.com.br

Fechar
  • Patrocínio

© Meu Planetinha

mantido sob licença pela Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados

Fale conosco

Entre em contato com o Meu Planetinha utilizando o formulário abaixo: Nome: E-mail: Assunto: Fechar