Bichos

diversidade

Pantanal das aves Bicos que parecem colher, cores incríveis, espécies em extinção da região Centro-Oeste do Brasil
Nina Neves / Fotos de Fabio Colombini  Recreio- 09/06/2011
menos aA mais

[img1]GAVIÃO-VELHO
Ele tem esse nome porque o corpo é marrom e a cabeça é mais clara, como um vovô. O gavião-velho não caça bichos terrestres, como os outros gaviões, e prefere pegar peixes com suas garras. Ele é solitário e só procura um parceiro para ter seus filhotes.

 
[img2]COELHEIRO
A marca registrada é o bico em forma de colher, que a ave bate na beira dos rios para levantar os microcrustáceos (parentes dos caranguejos) de que se alimenta. É por comerem esses bichos que os colhereiros têm penas rosadas. Se eles mudarem de comida, começam a ficar desbotados.

 
[img3]MÃE-DA-LUA
Essa ave lembra uma coruja e se camufla tão bem em galhos e tocos que você pode estar ao lado dela e não vê-la. E o canto da mãe-da-lua é assustador! Por isso, existem muitas lendas de fantasmas e mula-sem-cabeça com ela. Quando essa ave tem filhotes, os pais se revezam nos cuidados: durante o dia, o macho fica de olho no ninho e, à noite, é a vez da fêmea.

 
[img4]TUIUIÚ
Também chamado de jaburu, é o símbolo do Pantanal e a maior
ave voadora do Brasil. Ele tem uma técnica de pesca: abre as asas para fazer sombra na água e enxergar os peixes, que pega com o bico. Na época de seca e calor, o tuiuiú faz cocô nas pernas para mantê-las frescas. Eca!

 
[img5]TUCANO
Comum nas áreas mais secas do Pantanal, ele chama atenção pelo colorido do bico, que atrai parceiros para o namoro. E o mais curioso no bico do tucano é que, apesar do tamanho, ele é leve como isopor. Essa ave come frutas, além de insetos e filhotes de outras aves.

 
[img6]ARARA-AZUL
É a maior arara do mundo! Ela só come dois tipos de castanha, a acuri e a bocaiúva, e tem mania de fazer ninhos principalmente no oco das árvores Manduvi. E atenção: ela não é a mesma ave do filme Rio (aquela é a ararinha azul), mas também está ameaçada de extinção.

 

 

AVES AMEAÇADAS
No Pantanal, a arara-azul, a águiacinzenta, o caboclinho-campo-grande e o jacu correm risco de extinção por causa da caça ilegal. Qualquer pessoa pode fazer denúncias ao IBAMA

DICAS PARA VER PÁSSAROS

- Acorde cedo. De manhã, as aves cantam bastante para mostrar que ainda estão por ali e sentem fome.

- Use um binóculo para ver detalhes legais.

- Anote o lugar e o pássaro que viu. Logo você terá um catálogo das espécies que encontrou, cheio de observações legais.

VEJA TAMBÉM:

Para ouvir o canto da mãe-da-lua acesse o site da Recreio

Mais dicas para observação de aves no site do Planeta Sustentável

CONSULTORIA: SILVIA Y. KATAOKA (ENGENHEIRA FLORESTAL DO SESC PANTANAL) E TIETTA PIVATTO (BIÓLOGA, CONSULTORA DE ECOTURISMO E MEIO AMBIENTE). FONTES: AVES AMEAÇADAS OCORRENTES NO PANTANAL (DOCUMENTO DA EMBRAPA, 2006) E LIVRO VERMELHO DAS ESPÉCIES DA FAUNA BRASILEIRA AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO (DOCUMENTO DO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, 2008).

comments powered by Disqus
Uma iniciativa pelo Planeta

O Planeta Sustentável é um projeto do Grupo Abril para fornecer conhecimento sobre sustentabilidade. Especialmente para as gerações futuras é que existe o Meu Planetinha: uma abordagem infantil sobre o assunto. Se você é pai, mãe ou professor, conheça o conteúdo das publicações da Abril sobre a temática em www.planetasustentavel.com.br

Fechar
  • Patrocínio

© Meu Planetinha mantido sob licença pela Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados

Fale conosco

Entre em contato com o Meu Planetinha utilizando o formulário abaixo: Nome: E-mail: Assunto: Fechar