Notícias
no espaço

Xixi dos astronautas poderá virar energia

Vanessa Daraya - Info.com - 21/05/2014

[img1]

[box-leia]O xixi dos astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) já é tratado e vira água potável. Mas um novo sistema pode transformar a urina em uma fonte de energia renovável.

Apesar de o xixi já ser reciclado, o que resta após o processo, a ureia, vai para o espaço (literalmente). Mas o novo sistema Bioreator Eletroquímico de Ureia (UBE, na siga em inglês) pode filtrar essa ureia e convertê-la em amônia. Essa substância pode, então, ser usada para produzir energia em um biorreator.

Segundo a Sociedade Americana de Química, o sistema criado por Eduardo Nicolau, Carlos R. Cabrera e seus colegas tem grande potencial. Isso porque os dejetos humanos gerados durante uma viagem espacial de longo prazo representam quase metade do total de resíduos da missão.

A reciclagem, portanto, sempre foi fundamental para manter o ambiente limpo para os astronautas. E, agora, o xixi também poderá virar uma fonte de energia valiosa e mais barata.

Os pesquisadores imaginam que a tecnologia também possa fazer a diferença na Terra. O sistema pode ser usado em qualquer sistema de tratamento de águas residuais, onde a ureia ou amoníaco estão presentes para produzir energia.

Tags: