Notícias
jornada mundial da juventude

WWF pede ao Papa mensagem de proteção à Amazônia

Débora Spitzcovsky - Planeta Sustentável - 23/07/2013

[img1]

[box-leia]O Papa Francisco já mostrou seu apreço pela natureza ao adotar um nome que homenageia São Francisco de Assis, o protetor dos animais. Agora, a organização internacional WWF quer que o Pontífice transmita essa mensagem de amor ao meio ambiente durante a Jornada Mundial da Juventude, que acontece no Rio de Janeiro entre os dias 23 e 28/07. 

Em comunicado oficial, a entidade afirmou que espera que o Papa Francisco aproveite sua passagem pelo Brasil para chamar a atenção para a importância da preservação da Amazônia - maior floresta tropical úmida do planeta, que se estende por nove países da América do Sul e oferece benefícios ambientais, sociais e econômicos para o planeta, como o fornecimento de água e a regulação do clima

"Líderes religiosos são fundamentais para a defesa do meio ambiente. Em um mundo onde 80% da população segue uma religião, eles são convincentes na propagação da mensagem e têm o poder de mover montanhas em suas comunidades", diz Dekila Chungyalpa, diretora do programa Terra Sagrada do WWF, plataforma que dialoga e capacita lideranças religiosas para que levem às suas comunidades a mensagem da importância da preservação do meio ambiente. 

Não seria a primeira vez que o Pontífice falaria ao público sobre conservação ambiental. Em abril de 2013, durante sua missa inaugural, o Papa Francisco discursou ao povo e às autoridades pedindo que protegessem a natureza. Saiba mais em: Papa pede cuidado com a natureza e os pobres.  

WWF NA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE
Ao mesmo tempo em que espera atitudes do Papa Francisco, o WWF também promoverá iniciativas durante a Jornada Mundial da Juventude para levar aos jovens a mensagem da importância da preservação do meio ambiente. 

Na quarta-feira (24), a organização participa do Fórum Social Juventude Viva, que acontece durante o evento católico. A secretária-geral do WWF-Brasil, Maria Cecília Wey de Brito, estará em um painel sobre e conservação ambiental, ao lado de outros dois representantes da instituição: Chungyalpa, do programa Terra Sagrada, e Cláudio Maretti, do Iniciativa Amazônia Viva

Além disso, o WWF produziu, em parceria com os organizadores da Jornada Mundial da Juventude, vídeos sobre temas relacionados à conservação ambiental que serão transmitidos aos jovens, antes da missa sagrada que será rezada pelo Papa Francisco. Assista, abaixo, a dois deles. 



comments powered by Disqus