Notícias
a água vai acabar?

WWF-Brasil coloca gota d’água gigante no céu de SP

Suzana Camargo - Planeta Sustentável - 06/06/2014

[img1][box-leia]No Dia Mundial do Meio Ambiente, a organização ambientalista WWF-Brasil resolveu chamar a atenção da população da maior cidade brasileira para a crise hídrica: em plena Avenida Paulista, na frente do Parque Trianon, colocou no ar um balão gigante no formato de uma gota d’água.

Instalado a 10 metros de altura, o balão com a mensagem "É a gota d’água" é um alerta sobre a maneira como a gestão dos mananciais hídricos está sendo realizada não só em São Paulo - que está sofrendo uma grave crise e está a beira de enfrentar um racionamento, mas em todo país.

Ontem, 05/06, o Sistema da Cantareira, que já utiliza o chamado volume morto, estava com apenas 24,5% de sua capacidade total. Segundo especialistas, os principais motivos pela seca histórica do sistema foram a falta de investimento em planejamento e governança e o desrespeito à legislação ambiental, como a ocupação irregular e desmatamento de matas ciliares e no entorno de nascentes.

Para o WWF-Brasil, a crise pode ser vista como uma oportunidade para repensar em novas e mais sustentáveis maneiras de administrar a água no Brasil. E você, pode ajudar, reduzindo seu consumo em casa. Feche a torneira, tome banhos mais curtos e reutilize água para limpeza e lavar calçadas.

comments powered by Disqus
Tags: