Notícias
fotojornalismo premiado

World Press Photo 2014 divulga vencedores

Redação* - Planeta Sustentável - 18/02/2014

[img1]

[box-leia]

*Colaborou Jéssica Miwa

Um dos mais importantes prêmios de fotojornalismo, organizado pela Fundação World Press Photo, divulgou os vencedores da edição deste ano (57ª) de seu famoso concurso fotográfico.

O prêmio mais importante do concurso - Foto do Ano de 2013 - ficou com o americano John Stanmeyer pela imagem acima, clicada para a National Geographic. O fotógrafo registrou o momento em que imigrantes africanos procuravam sinal no litoral de Djibouti, no Noroeste da África, para estabelecer contato com seus familiares por celular. A localização é estratégica para ‘aventureiros’ da Somália, Etiópia e Eritreia que buscam melhores condições de vida na Europa e no Oriente Médio. A mesma imagem venceu a categoria "Contemporary Issues" (problemas contemporâneos, em tradução livre).

Jillian Edelstein, que integrou o júri responsável pela escolha dos finalistas, acredita que a foto está conectada a várias histórias. "Ela fala de tecnologia, globalização, imigração, pobreza, desespero, alienação e humanidade", completa.

A edição deste ano - que analisou trabalhos de 2013 - teve 98.671 imagens inscritas de autoria de 5.754 profissionais do mundo inteiro. Premiou 53 fotógrafos de 25 diferentes nacionalidades em nove categorias.

Nenhum brasileiro ficou entre os finalistas, mas o país esteve bem representado no júri da categoria Natureza por Luciano Candisani, fotógrafo da National Geographic Brasil e conselheiro do Planeta Sustentável - no total, 19 especialistas escolheram os vencedores.

No dia 18/04, em Amsterdã, será lançada exposição com as imagens finalistas que circulará por 100 cidades de 45 diferentes países. Já que ainda não há nenhuma confirmação de passagem pelo Brasil, confira os principais destaques na galeria de imagens.

Tags: