Notícias
áreas naturais protegida

WikiParques: a plataforma colaborativa sobre Unidades de Conservação do Brasil

Fábio Paschoal - National Geographic - 04/04/2014

[img1]

[box-leia]Lançado nesta semana, o WikiParques disponibiliza informações gratuitas sobre os 69 parques nacionais do Brasil. O portal informa as principais atrações, locais para hospedagem, vias de acesso, contatos e curiosidades sobre a biodiversidade protegida em cada Unidade de Conservação (UC).

A plataforma colaborativa, idealizada pela Associação O Eco em parceria com a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, funciona nos mesmos moldes da Wikipédia. Qualquer usuário pode editar ou complementar as informações do portal. Também é possível adicionar novas UCs e participar de fóruns de discussão.

Os administradores da plataforma esperam que pesquisadores e gestores de UCs vejam o WikiParques como um importante canal de informações e discussões que chame a atenção das pessoas para as áreas protegidas do Brasil.

“Para que a sociedade apoie as áreas de conservação, e reconheçam que são importantes em suas vidas, é preciso que tenham acesso a informações de qualidade. É aí que o WikiParques entra, preenchendo essas lacunas e agregando informações sobre os parques nacionais”, afirma Maria Tereza Pádua , presidente da Associação O Eco. Para ela, a nova plataforma irá contribuir para que as pessoas passem a conhecer melhor as UCs, tenham interesse em visitá-las e ajudem na melhoria da gestão das áreas protegidas do país. “As pessoas poderão opinar sobre o que pode ser feito para melhorar a estrutura de visitação e, inclusive, cobrar melhoria das políticas públicas referentes aos parques nacionais”, conclui.

O WikiParques já possui verbetes com informações básicas de todos os parques nacionais do país.

comments powered by Disqus
Tags: