Notícias
ciência cidadã

Wikiflora: nova Wikipédia da biodiversidade da Amazônia

Débora Spitzcovsky - Planeta Sustentavel - 17/06/2011

O Inpa - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, em parceria com a IBM - International Business Machines, criará uma Wikipédia brasileira, destinada à biodiversidade da Amazônia: é a Wikiflora

A plataforma online será usada, exclusivamente, para o registro de dados sobre as diversas espécies de plantas que vivem na Amazônia. As informações poderão ser postadas por qualquer internauta, mas, antes de serem liberadas para consulta na Wikiflora, serão avaliadas por especialistas da área. 

De acordo com o MCT - Ministério da Ciência e Tecnologia, que é responsável pelo Inpa, a primeira versão do Wikiflora ficará pronta já no ano que vem, para ser apresentada ao mundo durante a Rio+20, que acontecerá em junho. (Saiba mais em Rio+20: Biodiversidade, Mudanças Climáticas e Crescimento Verde). 

O MCT espera que a primeira versão conte com a descrição de, pelo menos, 2.500 espécies de plantas da Amazônia, sobretudo da reserva florestal Adolpho Ducke, localizada na zona norte de Manaus que cobre 10 mil hectares de floresta tropical úmida.

comments powered by Disqus