Notícias
NZ/Department of Conservation / Creative Commons
tongariro

Vulcão desperta após 115 anos na Nova Zelândia

Marcela Puccia Braz - National Geographic Brasil - 09/08/2012

Após 115 anos de inatividade, o vulcão Tongariro entrou em erupção na Nova Zelândia na noite desta segunda-feira (6), às 23h50 no horário local. Até por volta das 17 horas de terça (horário de Brasília), o nível de alerta permaneceu em grau 2, numa escala de 0 a 5. Segundo a agência sismológica neozelandesa GeoNet, apesar de baixo, esse índice ainda representa ameaça iminente de erupção.

O Tongariro, que fica no centro da Ilha Norte, lançou rochas a até 1 quilômetro de altitude e espalhou cinzas a mais de 6 mil metros. A erupção abriu na montanha fendas de até 1 quilômetro de largura e foi seguida por um leve terremoto, mas lava não foi expelida. A atividade durou aproximadamente dois minutos.

O GeoNet acredita que o vulcão deve continuar ativo nas próximas semanas e alerta para possíveis erupções a qualquer momento, com risco elevado para a face norte da ilha. Casas e campos das imediações foram cobertas por cinzas, e o tráfego aéreo na região foi afetado.

A Ilha Norte concentra as maiores cidades do país, a exemplo da capital, Auckland, e o vulcão é a atração principal do Parque Nacional Tongariro, Patrimônio Natural Mundial da Humanidade pela Unesco e uma das unidades de conservação abertas ao turismo no país kiwi.

LPara saber mais sobre este vulcão, leia Entre a neve e o fogo, relato da jornalista Liana John sobre sua visita ao Parque Nacional de Tangariro, feita durante viagem de um mês pela Nova Zelândia, de onde produziu notas e diário fotográfico.

comments powered by Disqus