Notícias
qualidade de vida

Virada da Saúde vai levar atividades e atendimento gratuito para a população de SP em abril

Suzana Camargo - Planeta Sustentável - 12/03/2015

[img1][box-leia]Atualizado em 07/04/2015

 

Jogos educativos, rodas de conversa, exames, aulas de ioga e meditação, filmes e peças de teatro são apenas algumas das mais de cem atrações e atividades gratuitas que farão parte da 1ª Virada da Saúde, que acontecerá entre 7 e 12/04, na capital paulista, e conta com o apoio do Planeta Sustentável.

O evento, uma parceria entre a prefeitura e o Instituto Saúde e Sustentabilidade*, marcará o Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril.

A ideia é promover hábitos de vida saudáveis na população da cidade. Os seis dias de programação contemplam quatros eixos de atividades: bem-estar, médico assistencial, educação e cultura, que serão realizadas nos principais parques e ruas de São Paulo, Unidades Básicas de Saúde, unidades do Sesi/FIESP e no espaço Itaú Cultural.

Alguns dos destaques da programação já divulgados são uma intervenção em que o público poderá sentir o que é viver com ar limpo e saudável de verdade, uma exposição interativa onde se conhecerá o funcionamento do intestino por dentro e meditação no topo do edifício Copan.

 

De hoje (07/04) até quinta-feira (09/04) o Museu Emílio Ribas, no Bom Retiro, apresentará a exposição “As Grandes Epidemias”. Das 9h às 16h, os visitantes poderão conhecer algumas das epidemias que atingiram a humanidade, como Aids, meningite, peste bubônica, varíola e gripe, além de doenças contemporâneas e potencialmente epidêmicas como o ebola, dengue e chikungunya.

 

No Museu da Casa Brasileira será realizado o ciclo de palestras “Inspira São Paulo”, em 09/04, com o tema "Saúde e Vida Urbana. A partir das 18h30, doze especialistas vão compartilhar suas histórias de transformação no ambiente urbano. Entre os assuntos abordados estão "Meio Ambiente" com o médico Paulo Saldiva, "Mobilidade" com o cicloativista Luiz Ballas, "Alimentação" com o crítico gastronômico Matheus Silva e "Espiritualidade" com o arquiteto e urbanista José Bueno.

As crianças também poderão curtir a programação da Virada da Saúde. No sábado (11/04) e domingo (12/04) será lançado o livro infantil "Saúde Colorida". Durante a atividade, a trupe Canto Cidadão irá contar histórias para a garotada. O livro, escrito por Evangelina Vormittag (médica e diretora do Instituto Saúde e Sustentabilidade) e ilustrado por Rafael Vormittag, fala de forma leve e divertida sobre conceitos e hábitos simples como lavar mãos, tomar banho e até abraçar o amigo.

[img2]

O lançamento de "Saúde Colorida" será feito em diversos pontos da cidade (confira dias e locais aqui) e os pequenos irão ganhar um exemplar gratuito para levar para casa.

 

No sábado (11/04) haverá ainda uma atividade bacana para toda a família no Museu Biológico do Instituto Butantan, a partir das 7h. #vempassarinhar convida a todos a observar, identificar e registrar diferentes espécies de aves em seu ambiente natural.

“Queremos mostrar que existe uma série de oportunidades para se alcançar qualidade de vida utilizando um discurso positivo, algo que vá além da visão assistencial e da doença”, afirma Evangelina Vormittag.



A programação completa com datas e horários está disponível na página no Facebook da Virada da Saúde e no site do evento.



*Instituto Saúde e Sustentabilidade

comments powered by Disqus
Tags: