Notícias
espaço

Vídeo mostra tempestade solar que chegou à Terra

Vanessa Daraya - INFO Online - 15/09/2014

[img1]

[box-leia]A Nasa, agência espacial americana, divulgou vídeo que mostra a erupção que aconteceu no Sol na quarta-feira (10). O fenômeno viajou pelo espaço e alcançou a Terra na sexta-feira (12). 

As imagens foram feitas pelo Observatório de Dinâmica Solar da Nasa (SDO, na sigla em inglês). Primeiro é possível ver a erupção solar de longe. Depois o vídeo mostra um zoom na região, com o Sol brilhando em tons mais avermelhados. 

As erupções solares emitem poderosas rajadas de radiação em direção ao espaço. Esse tipo de fenômeno, também conhecido como tempestade solar, acontece por mudanças repentinas no campo magnético do Sol - as manchas solares - e emite uma enorme quantidade de energia no espaço. 

A tempestade foi classificada como um surto X1.6. A Classe X denota as erupções mais intensas. Já o número fornece informações sobre a sua força. X2, por exemplo, é duas vezes mais intensa que a X1, enquanto a X3 é três vezes mais intensa que a X1 e assim por diante. 

Uma tempestade intensa pode interferir em sistemas de telecomunicações e aparelhos eletrônicos na Terra. Pode prejudicar o funcionamento de satélites, GPS, transformadores e linhas de transmissão de alta tensão. Mas não consegue afetar fisicamente os seres humanos. 

Tags: