Notícias
ciclo da água

Vídeo com mapa da NASA revela em tempo real como chove e neva no planeta

Vanessa Daraya - Planeta Sustentável - 02/03/2015

[img1][box-leia]Você sabia que as precipitações que caem pelo mundo estão inter-relacionadas? Um mapa recém-divulgado revela como a chuva que cai no seu quintal pode atingir pessoas de outros países e até continentes, já que tempestades podem atravessar oceanos.

Em 27/2, a NASA - Agência Espacial Americana divulgou o IMERG, mapa animado que mostra a distribuição da precipitação de chuva e de neve na Terra. Em dois minutos, o vídeo mostra a combinação de medições feitas por uma rede de 12 satélites. E, na verdade, este é apenas um vislumbre do que a união desse tipo de informação pode fornecer aos cientistas.

O projeto é do observatório GPM - Global Precipitation Measurement, que funciona como coordenador de vários satélites e tem como objetivo estudar variação e distribuição de chuva e neve no planeta. A missão foi lançada ao espaço há um ano, a partir de uma parceria entre NASA e JAXA - Agência de Exploração Aeroespacial do Japão.

O mapa cobre 87% do globo terrestre, e os dados são atualizados a cada três horas. Isso permite que os cientistas vejam, em tempo real, como chuvas e tempestades de neve se movem por quase todo o planeta, tanto em altas latitudes quanto em nível oceânico.

A novidade é importante, principalmente para cientistas que trabalham para compreender os elementos dos sistemas de clima e tempo da Terra, e como eles podem mudar no futuro. Observações feitas sobre queda de neve, por exemplo, ajudarão pesquisadores a entender o processo, o que pode aprimorar até mesmo as previsões do tempo.

“Ser capaz de observar a queda da neve a partir de satélites é muito importante para a sociedade e para a ciência", disse em nota Gail Skofronick-Jackson, cientista envolvido no projeto. Segundo ele, a neve é vital para os recursos hídricos em muitas partes do mundo. Blocos de neve que se acumulam ao longo do inverno, por exemplo, derretem durante a primavera e fornecem água para se beber e para a agricultura.

A análise de dados sobre precipitações também é importante para compreender a mudança do clima. De acordo com relatório do IPCC, ainda é incerto como padrões de precipitação irão mudar no futuro. E esses dados ajudarão na criação de novos modelos climáticos. Veja, abaixo, o vídeo divulgado pela Nasa:

comments powered by Disqus
Tags: