Notícias
degelo

Verão no Ártico pode ficar sem gelo antes de 2050

Débora Spitzcovsky - Planeta Sustentável - 15/04/2013

[img1]

[box-leia]O estudo Quando o verão do Ártico ficará praticamente sem gelo do mar?, realizado por pesquisadores da Administração Nacional do Oceano e da Atmosfera dos EUA (NOAA), revelou que o fenômeno deve acontecer antes de 2050. 

O relatório, publicado pela revista científica Geophysical Research Letters, calculou o degelo do Ártico com base em três diferentes métodos de previsão. O mais otimista deles apontou que o verão no Ártico ficará sem gelo por volta da metade do século. Já o mais pessimista indicou que o fenômeno pode acontecer até 2020. 

Ainda de acordo com a publicação, o degelo no Oceano Ártico vem acontecendo em ritmo cada vez mais intenso nos últimos dez anos. "A perda de gelo no Ártico é provavelmente o indicador mais visível das mudanças climáticas no planeta. Isso leva a alterações nos ecossistemas e na economia, e potencialmente tem impacto no clima do Hemisfério Norte", afirmou James Overland, cientista da NOAA e um dos autores do estudo, em entrevista ao site da instituição. 

Confira o estudo Quando o verão do Ártico ficará praticamente sem gelo do mar? em inglês.

comments powered by Disqus