Notícias
tecnologias verdes

Vento do mar gera energia limpa, diz estudo

Aline Monteiro - INFO - 12/08/2011

Estudo holandês afirma que fazendas eólicas offshore, ou seja, instaladas no mar para aproveitar o vento que sopra sobre os oceanos, não geram quase nenhum impacto negativo sobre o meio ambiente, ao contrário do que se acreditava.

Mas, após acompanhar uma fazenda instalada na costa do Mar Norte holandês, a Windpark Egmond aan Zee, a equipe do professor Lindeboom concluiu que os cata-ventos se tornaram habitat natural para organismo que vivem no mar como mexilhões, anêmonas e caranguejos. Para os mamíferos marinhos e peixes, a fazenda se tornou um oásis de calma relativo à área costeira bastante movimentada.

O estudo, entretanto, reconheceu o impacto negativo sobre algumas espécies de pássaros e por isso recomenda que as fazendas sejam instaladas em lugares bastante específicos para evitar o máximo de impacto. Porém, é preciso reconhecer que fazendas eólicas construídas no mar podem contribuir para uma maior diversidade no habitat de espécies marinhas, além de poluir menos o meio ambiente.

Um dos impasses para adoção em grande escala desse tipo de usina de energia alternativa é justamente o impacto negativo que ela pode causar ao meio ambiente. O estudo liderado pelo professor Han Lindeboom do Instituto de Pesquisa Marinha e Estudos de Ecosistemas da Universidade de Wageningen, da Holanda, trouxe novos argumentos para a discussão. Os que são contra as fazendas eólicas afirmam que elas podem causar consequências negativas sobre as populações de pássaros e, no caso da offshore, distúrbios na vida marinha.

comments powered by Disqus