Notícias
olho de Haiyan

Veja o olho do super tufão Haiyan em imagem de impressionar

Vanessa Barbosa - Exame.com - 11/11/2013

[img1]

[box-leia]Já olhou no olho de um furacão? A visão é impressionante, como revela esta imagem feita pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês) do super tufão Haiyan, que matou três pessoas nas Filipinas e obrigou mais de 120 mil a deixarem o país nesta sexta-feira.

O satélite Suomi NPP capturou a imagem infravermelha incrivelmente detalhada do olho de Haiyan por volta das 5h da manhã do dia 7, durante sua aproximação. A região do olho localiza-se no centro do ciclone, onde as condições climáticas são mais amenas, e pode atingir até 60 km de diâmetro. Ao seu redor, fica a "parede do olho", um anel em que ocorrem os fenômenos climáticos mais severos, com trovoadas violentas.

Alguns meteorologistas já especulam que este pode ser o mais poderoso tufão da história a atingir a terra, mas devido às dificuldades naturais de medição ainda não é possível ter certeza. Por sua força, Haiyan já está sendo considerado o mais potente de 2013. Nesta sexta-feira, ele tocou a terra no arquipélago com rajadas de vento de até 275 km/h, o que o coloca na categoria máxima de devastação dos tufões.

Em sua chegada, ele devastou grande parte da vegetação da zona litoral e arrastou várias casas. Milhares de pessoas deixaram suas casas para buscar abrigo em 109 centros de evacuação do país. Veja abaixo um vídeo feito por um cinegrafista amador que registra telhados voando com a passagem de Haiyan nas Filipinas.