Notícias
mobilidade

Veja como ficará a Avenida Paulista com nova ciclovia

Marina Pinhoni - EXAME.com - 11/09/2014

[img1]

[box-leia]O novo projeto de ciclovia apresentado terça (9) pela Prefeitura de São Paulo promete redesenhar os contornos da Avenida Paulista, uma das mais importantes da cidade. 

Muito aguardado pelos que usuários de bicicletas, o eixo de 3,8 quilômetros está previsto para ser entregue até junho de 2015 e custará 15 milhões de reais. 

A medida faz parte da meta do governo de ampliar a rede de ciclovias da metrópole para 400 quilômetros até 2016

Segundo o projeto, a região também ganhará outras ciclovias em ruas como Pamplona, Haddock Lobo, Frei Caneca e Bela Cintra; que ficam no entorno da Paulista. Nessas áreas, as obras devem começar ainda este ano. 

[img2]

CANTEIRO CENTRAL
Visando agradar a gregos e troianos, a faixa exclusiva será construída no canteiro central da Av. Paulista, sem diminuir o número de faixas utilizadas hoje por carros e ônibus. Para isso, a obra prevê o alargamento do canteiro central em 50 centímetros (25 de cada lado). 

No entanto, durante os seis meses de construção - de janeiro a junho de 2015 -, uma faixa de carros em cada sentido será interditada. 

[img3]

Entre as alterações também estão: a inclusão de grades de proteção em alguns trechos, áreas para a travessia de pedestres e a retirada dos relógios de rua e dos tanques de plantas. 

O projeto também prevê adequações na Rua Bernadino de Campos, continuação da Paulista. Para receber o canteiro central, a via terá a fiação enterrada, melhora na iluminação e reforma das calçadas. 

Segundo dados atualizados da CET, São Paulo conta hoje com uma malha cicloviária de 129,1 quilômetros, sendo 121,3 km de ciclovias; 3,3 km de ciclofaixas definitivas e 4,5 Km de calçadas compartilhadas no Centro. 

Além disso, a cidade conta ainda com 120,8 Km de ciclofaixas de Lazer, que funcionam em dias e horários específicos; e 67,5 km de ciclorrotas, que são vias comuns com sinalização de alerta para motoristas.

Tags: