Notícias
Paulo Rollo Elétrico brasileiro conclui maior viagem já feita no mundo
mobilidade

Elétrico brasileiro conclui maior viagem já feita no mundo

Débora Spitzcovsky - Planeta Sustentável - 19/08/2011

O veículo elétrico produzido pela Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, acaba de concluir a maior viagem já feita por um carro 100% elétrico no mundo. O protótipo, batizado de VE, percorreu as três Américas, em um percurso de mais de 20 mil quilômetros. 

A viagem, comandada pelo jornalista Paulo Rollo, especializado no setor automotivo, teve início no dia 9 de abril em Los Angeles, nos EUA, e durou pouco mais de quatro meses, com um roteiro que incluiu 15 países - entre eles: México, Nicarágua, Costa Rica, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Paraguai e Argentina. 

O ponto final da expedição foi no Brasil, exatamente no local onde o veículo elétrico foi planejado: o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Montagem de Veículos Movidos a Eletricidade, da Usina de Itaipu. Os viajantes chegaram ao local, concluindo oficialmente a viagem, nesta quarta-feira, 19 de agosto. 

A expectativa inicial da equipe de Rollo era rodar 25 mil quilômetros com o VE, mas a expedição teve de ser encurtada porque as estradas de uma das regiões previstas no roteiro, a patagônica, estavam cobertas com gelo e cinzas do complexo vulcânico Puyehue-Cordón Caulle, no Chile, inviabilizando a passagem do veículo. 

Segundo os viajantes, o VE atendeu às expectativas e passou nos testes de resistência, suportando as mais diversas condições climáticas - durante a viagem, as temperaturas variaram entre 47ºC, no México, e -15ºC, no norte do Chile. As maiores dificuldades enfrentadas pela equipe foram a baixa qualidade do asfalto em alguns trechos do roteiro e a falta de tomadas ao longo do percurso. De acordo com Rollo, em alguns momentos, foi preciso pedir ajuda aos donos de casas residenciais e padarias para utilizar suas tomadas e recarregar a bateria do veículo para seguir viagem.

comments powered by Disqus