Notícias
transporte

USP deverá implementar compartilhamento de bicicletas

Marina Franco - Planeta Sustentável - 28/04/2011

No dia 4 de maio, a USP - Universidade de São Paulo iniciará em maio uma fase de testes de um projeto piloto de compartilhamento de bicicletas na Cidade Universitário. Serão disponibilizadas quatro bicicletas e serão montadas duas estações automáticas no bolsão da Poli - Escola Politécnica, para avaliar a tecnologia que é inspirada no modelo usado em cidades francesas.

O projeto PEDALUSP* permite que alunos, professores e funcionários usem a bicicleta de uma estação e a devolvam e outra, dentro de um tempo previamente estipulado. Para isso, é preciso que o usuário cadastre uma senha no terminal de atendimento da estação.

Ele foi criado pelos ex-alunos Mauricio Villar e Maurício Matsumoto, que fizeram parte de suas graduações de Engenharia Mecatrônica na França. O projeto foi o tema de seus trabalhos de conclusão de curso.

O sistema recebeu apoio institucional e financeiro da Cocesp - Coordenadoria do Campus da Capital. No entanto, para viabilizar as próximas etapas, o PEDALUSP busca patrocínio. O objetivo final é disponibilizar cerca de 500 bicicletas em todo o campus, além de dez estações em sua área plana. O projeto tem páginas nas redes sociais Twitter e Facebook.

*PEDALUSP

comments powered by Disqus