Notícias
Wilson Dias/ABr Usina Jirau recebe licença e deve começar a gerar energia no início do próximo ano
hidrelétrica

Usina Jirau recebe licença e deve começar a gerar energia no início do próximo ano

Sabrina Craide - Edição: Fábio Massalli - Agência Brasil - 23/10/2012

As primeiras turbinas da Usina Hidrelétrica Jirau (RO), no Rio Madeira, devem entrar em operação em janeiro do ano que vem. Na última sexta-feira (19), o empreendimento recebeu a Licença de Operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O documento permite o início do funcionamento da usina, que terá capacidade instalada de 3,75 mil megawatts (MW), que serão gerados por 44 turbinas do tipo bulbo.

A licença de operação, que estabelece 32 condicionantes específicas, prevê a manutenção dos programas ambientais direcionados à etapa de construção, além de programas relativos à fase de operação. Segundo o Ibama, a operação das primeiras unidades geradoras deve ocorrer junto com a instalação das unidades restantes e das demais estruturas da usina. As obras da usina estão previstas para serem concluídas em 2015, quando entrarão em operação 50 geradores.

A Usina Hidrelétrica Santo Antônio, também no Rio Madeira, iniciou a geração comercial de energia no final de março. Ao todo, cinco turbinas já estão em funcionamento, com capacidade para abastecer até 1,7 milhão de residências no país.

comments powered by Disqus