Notícias
biodiversidade

Unidades de Conservação são tema de congresso em Curitiba

Vanessa Daraya - Planeta Sustentável - 05/02/2015

[img1][box-leia]Proteger o meio ambiente é fundamental para garantir o bem-estar, a qualidade de vida da população e da natureza. Mas para preservar é preciso ampliar o conhecimento da sociedade sobre a importância de conservar nossas riquezas.

Com base nessa premissa, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza transformará Curitiba no palco do Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC) entre os dias 21 e 25 de setembro deste ano.

A 8º edição do CBUC reunirá a nova geração de profissionais no cenário ambiental brasileiro com especialistas que já participaram de importantes momentos históricos no país para promover conversa qualificada sobre gestão e desafios das unidades de conservação.

O debate também deve promover a troca e a criação de estratégias e ferramentas para fortalecimento do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Em nota, Malu Nunes, diretora executiva da fundação, destacou que tais encontros contribuem para a profissionalização da gestão de áreas naturais protegidas em território brasileiro.

A programação* será abrangente e incluirá diversas palestras que falarão, por exemplo, de histórias transformadoras, inovação e plataformas colaborativas em prol da conservação da biodiversidade. Entre os palestrantes confirmados estão o cineasta Fernando Meirelles, o biólogo de campo George Schaller e a ambientalista Maria Tereza Jorge Pádua. Veja, abaixo, os temas que serão abordados em cada dia do evento:

22/09: Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC): concepção, implementação e situação atual;
23/09: Fazendo a diferença: histórias transformadoras;
24/09: Inovando na conservação: plataformas colaborativas;
25/09: Colocando em prática: o papel de cada um.

Interessados podem enviar, até 15 de abril, trabalhos técnicos para participar do congresso. É só preencher um formulário online disponível no site da fundação*. Os projetos devem apresentar ferramentas, procedimentos e modelos para gestão das Unidades de Conservação.

O congresso agrega outros dois eventos simultâneos: o IV Simpósio Internacional de Conservação da Natureza e a V Mostra de Conservação da Natureza.

O CBUC acontece periodicamente desde 1997, sempre em uma cidade brasileira diferente. Das edições anteriores surgiram diretrizes para implantação de políticas públicas de conservação, criação e fortalecimento de áreas protegidas no Brasil.

VIII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC)
Onde: Curitiba, Paraná.
Quando: entre os dias 21 e 25 de setembro.
Local: Expo Unimed Curitiba


*Programação
*Site da fundação

comments powered by Disqus
Tags: