Notícias
marcas que ficam

Uma em cada três mulheres é vítima de violência física

Débora Spitzcovsky - Planeta Sustentável - 24/06/2013

[img1]

[box-leia]O relatório Estimativas Mundiais e Regionais da Violência contra Mulheres, produzido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), aponta que mais de um terço de todas as mulheres do mundo são vítimas de violência física, sobretudo sexual.

Desconhecidos não são os principais agressores. A pesquisa revela que a maioria dessas moças é atacada ou abusada por seus parceiros - como maridos e namorados. E mais: 42% ficam com alguma sequela física ou psicológica, como hematomas, ossos quebrados, depressão ou doenças sexualmente transmissíveis - as mulheres que sofrem violência sexual estão uma vez e meia mais propensas a ter sífilis, clamídia e gonorréia.

Margaret Chan, diretora-geral da OMS, já considera como epidemia as agressões físicas contra mulheres. "Os sistemas de saúde de todo o mundo podem e devem fazer mais pelas vítimas dessa violência", acrescenta no comunicado oficial que acompanha o relatório da ONU.

O documento aponta ainda que 38% das mulheres assassinadas no mundo foram mortas por seus próprios parceiros. Confira o estudo Estimativas Mundiais e Regionais da Violência contra Mulheres na íntegra, em inglês. 

comments powered by Disqus