Notícias
mundo animal

Última era do gelo dizimou pinguins imperadores na Antártida

Redação - Veja.com - 02/03/2015

[img1][box-leia]Cientistas descobriram que a última era do gelo dizimou os pinguins imperadores da Antártida. O estudo foi publicado nesta segunda-feira, 02/03, no periódico Global Change Biology. O imperador, o maior e mais pesado de todos os pinguins, é extremamente resistente ao frio. Por isso, a descoberta surpreendeu os cientistas. "Realmente não sabíamos que no passado possa ter feito frio demais para eles", disse a líder do estudo, Jane Younger, da Universidade da Tasmânia, na Austrália.

Segundo a pesquisa, as condições meteorológicas foram tão severas que a população de pinguins na Antártida chegou a ser sete vezes menor que a atual. Os cientistas descobriram também que a população remanescente ocupou uns poucos lugares, como a região do mar de Ross, onde os ventos e as correntes ainda permitiam a sobrevivência.

AUMENTO
O número de animais só voltou a crescer nos últimos 12.000 anos, quando as temperaturas subiram em torno de 15 graus e a camada de gelo na Antártida diminuiu progressivamente, permitindo que eles chegassem mais facilmente ao mar para buscar alimentos. Os filhotes também têm mais chances de sobreviver ao inverno quando as temperaturas estão mais altas, embora elas ainda alcancem 45 graus abaixo de zero.

(Com AFP)

comments powered by Disqus
Tags: