Notícias
ciências agrárias

UFSCar inaugura banco de germoplasma

Redação - Agência Fapesp - 31/10/2011

O Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) comemorou, no dia 21 de outubro, seus 20 anos com a inauguração de seis novos laboratórios didáticos e salas para docentes. Na ocasião também foi inaugurado um banco de germoplasma composto por seis espécies de hortaliças (pimenta, abóbora, abobrinha, alface, coentro e feijão vagem) com mais de 2 mil variedades. 

De acordo com os coordenadores do Centro, os novos espaços atenderão às demandas dos cursos oferecidos pela UFSCar no campus de Araras.

São dois novos laboratórios de Física, dois de Química e dois de Ciências Biológicas, com um total de 832,2 m². As obras demandaram cinco meses e investimentos da ordem de R$ 1,5 milhão. Equipamentos, reagentes e vidrarias que serão utilizados nos laboratórios já foram adquiridos e os novos espaços didáticos começarão a ser utilizados pela comunidade universitária em 2012.

O banco de germoplasma foi doado por Cyro Paulino da Costa, docente aposentado da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), que manteve esse acervo de alto valor genético por vários anos.

A partir de agora, alunos de graduação e pós-graduação do CCA poderão dar continuidade ao trabalho de Paulino da Costa em programas de melhoramento, busca de fontes de resistência a patógenos e agentes abióticos e/ou características de qualidade e de produtividade.

O banco de germoplasma de pimenta é considerado um dos maiores do Brasil, composto por mais de 300 variedades, e o de alface foi obtido ao longo dos anos de trabalho de melhoramento constituindo diversos tipos varietais de alface.

O acervo único foi doado para o Departamento de Biotecnologia e Produção Vegetal e Animal (DBPVA) do CCA e vem sendo registrado e caracterizado conforme os descritores internacionais.

comments powered by Disqus