Notícias
exemplo

No Twitter, Obama elogia uso de biocombustíveis no Brasil

Eduardo Tavares - Exame.com - 07/07/2011

Em entrevista transmitida pelo Twitter na tarde desta quarta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Barak Obama, elogiou o fato do Brasil tem um programa consistente de uso de biocombustíveis.

"O Brasil tem um sistema interessante baseado no uso do combustível de cana-de-açúcar. Queremos reduzir nossa dependência do petróleo, e devemos investir em programas como este", afirmou o presidente.

Obama respondeu ao vivo a perguntas de internautas enviadas via Twitter. O vídeo foi transmitido pela própria rede social. Uma das perguntas falava sobre como os EUA pretendem reduzir o uso de combustíveis fósseis.

"Reduzir nossa dependência do petróleo é bom para nossa economia, para nossa segurança, e para o planeta. Não desenvolvemos uma política energética séria para o país por décadas. Eu gostaria de ver uma legislação robusta no Congresso neste sentido."

Obama falou, entretanto, sobre a dificuldade de mudar o perfil da matriz energética do país. Segundo o presidente, o país consome de 2% a 3% de todo o petróleo do mundo. "Mas podemos reduzir o uso. Isto faria nossos negócios serem mais eficientes, seríamos menos vulneráveis ao que acontece no Oriente Médio, e drasticamente reduziríamos nossas emissões de carbono."

De acordo com Obama, o governo quer investir em tecnologias para melhorar a produção do etanol, principalmente substituindo a atual matéria prima, o milho. O país também quer incentivar as indústrias automobilísticas a fazer carros com melhor eficiência e maior autonomia por litro de combustível.

"Podemos produzir veículos elétricos de alta qualidade e queremos persuadir a indústria a fazer isto. Quando demos empréstimos para as montadoras (durante a crise), dissemos: ‘comecem a pensar nos carros do futuro, e não nos do passado’".

comments powered by Disqus