Notícias
produção de energia

Turbina usa canais de irrigação para produzir energia

Vanessa Daraya - INFO Online - 12/06/2012

A Seattle Hydrovolts, empresa americana, criou uma turbina voltada para a produção de energia cinética. Ela consegue gerar energia a partir do movimento da água em canais usados para irrigação.

Apesar da energia cinética já ser usada em vários lugares do mundo a partir do movimento das ondas do mar, por exemplo, esse novo método, o Hydrovolts tem seu diferencial por usar canais de irrigação agrícola

A quantidade de energia gerada por ele varia conforme a velocidade da água que passa pela turbina. Se a água correr em uma velocidade de 1m/s, é possível produzir 0,4 kW. Caso o fluxo seja de 2m/s, a produção vai para 4 kW. Se ela for de 4m/s, então, a produção pode alcançar 32 KW.

Esse volume é suficiente para alimentar as casas ao redor dos canais. Além disso, o equipamento também pode ser colocado em estações de tratamento e outras pequenas vertentes de água.

Vale ressaltar que a eficiência do Hydrovolts depende do formato do local em que ela está inserida. Por exemplo, em canais mais estreitos a eficiência energética alcança 60%. Por sua vez, em locais abertos, onde a água dispersa e deixa a corrente mais fraca, os números ficam em torno de 15 a 30%.

Um protótipo dessa turbina está instalado no Canal Roza, que faz parte de um sistema que fornece água do rio Yakima, em Washington. No local, a produção alcança 8 KW.

Se os testes provarem que a turbina não afeta a qualidade da água e o ecossistema local, uma concessionária que administra 500 canais pode reduzir a quantidade de combustíveis fósseis utilizada para bombear e gerenciar a água.

comments powered by Disqus