Notícias
Divulgação/McCamley
renovável

Turbina eólica vertical pode ser instalada em cidades

Vanessa Daraya - INFO Online - 03/08/2012

A empresa McCamley criou uma turbina eólica adequada para as grandes cidades. A ideia é expandir a produção de energia eólica em ambientes com áreas com alta densidade demográfica.

O diferencial da MT01, a turbina com eixo vertical, é que ela pode ser aplicada em prédios porque não precisa da estrutura física exigida em parques eólicos tradicionais. Normalmente, essas turbinas são muito grandes. Por isso, elas precisam ser construídas em regiões afastadas das cidades porque exigem amplo espaço.

A empresa decidiu investir nesse projeto devido a grande demanda energética dos centros urbanos e as rajadas de vento. Essas ventanias atingem boa parte das cidades mesmo quando são irregulares.

Esse modelo pode ser instalado em locais com pouco vento. As pás da turbina giram com qualquer vento acima de 1,8 m/s sem precisar de apoio da rede elétrica para dar a partida. Basta que o vento sopre para que a energia seja produzida.

A primeira turbina eólica vertical já está instalada e passa por uma fase de testes na Universidade de Keele, no Reino Unido. Ela tem 12 metros de diâmetro e 10 metros de altura. Esse tamanho é parecido com o de grandes caixas d´água instaladas em prédios residenciais.

Quando os ventos alcançam a média de 12m/s, o sistema consegue gerar 1 kW de energia. Porém, os testes mais recentes mostram que o potencial pode ser elevado para 24 kW sem gerar ruído ou vibração.

Para elevar essa capacidade, engenheiros envolvidos no projeto pretendem aplicar células fotovoltaicas para produção de energia solar na turbina. Assim, a McCamley acredita que será possível ampliar a produção de energia.

comments powered by Disqus