Notícias
Divulgação
desenvolvimento do milênio

Três ODMs foram alcançados antes do prazo

Marina Franco - Planeta Sustentável - 06/07/2012

Os Estados-Membros da ONU conseguiram alcançar globalmente, antes do prazo de vencimento, três dos oito ODMs - Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidos em 1990 para diminuir os maiores problemas mundiais. As metas atingidas foram:
- reduzir pela metade o número de pessoas vivendo na extrema pobreza;
- reduzir pela metade a proporção de pessoas sem acesso a água potável e
- melhorar a vida de pelo menos 100 milhões de habitantes de favelas.

Segundo o relatório deste ano dos ODMs, disponível para download no site das Nações Unidas, os índices de pobreza diminuíram em todas as regiões em desenvolvimento, inclusive na África Subsaariana, que tem as taxas mais altas. O documento também aponta que em a proporção de pessoas vivendo com menos de US$ 1,25 por dia caiu pela metade em 2010, comparada com a proporção de 1990. Já a proporção de indivíduos que usam fontes seguras de água aumentou de 76% para 89% no mesmo período. 

Além disso, entre 2000 e 2012 o número de residentes em favelas dos países em desenvolvimento caiu de 39% para 33%. Foi o suficiente para dar a 200 milhões de pessoas (o dobro do objetivo) fontes de água segura, instalações sanitárias ou habitação duradoura ou menos cheio.

Para o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, que escreveu o prefácio do documento, o cumprimento dos outros objetivos até 2015 é desafiador e muito depende do comprometimento dos governos com o 8º ODM: estabelecer uma parceria global para o desenvolvimento. "As crises econômicas atuais, que afligem grande parte do mundo desenvolvido, não podem desacelerar ou reverter o progresso que tem sido feito. Vamos construir sobre os sucessos que alcançamos até agora, e não vamos ceder até que todos os ODMs sejam atingidos", afirma.

comments powered by Disqus