Notícias
energia verde

Tocantins possui quase 45% de fontes renováveis

Valéria Campelo - Agência Sebrae de Notícias - 20/10/2011

"O Tocantins tem hoje 44,8% de fontes renováveis de energia, bem a frente do resto do mundo". A informação foi dada pelo subsecretário da Produção de Energias Limpas do Estado, Ailton Parente Araújo, durante palestra nesta quarta-feira (19), na capital.

A atividade, que reuniu cerca de 120 pessoas, abriu o Seminário: Energias Limpas, no Amazontech 2011 - evento que segue até sábado (22) em Palmas. Ailton Araújo falou sobre a capacidade do estado no setor da produção energética e de gerar emprego sustentável.

Segundo ele, a riqueza natural do Tocantins é tão grande que um estudo apresentado pela secretaria mostra que, em 2021, o potencial em energia sustentável do estado será o equivalente a três usinas de Belo Monte. "Temos que inserir novos processos de inovação de energias para suprir as necessidades futuras", ressaltou.

Para o estudante de gestão ambiental, João Bosco Martins Bringel, que participou da palestra, o interesse pelos estudos sobre energia vai além do âmbito acadêmico. "Nós temos energia solar na fazenda há muitos anos e eu quero conhecer melhor a energia eólica, pois vejo o futuro na implantação de fontes alternativas como essa", lembrou.

O Amazontech 2011 é um espaço de encontro e debate entre pesquisadores, gestores e empresários sobre desenvolvimento regional e para busca de conexões entre ciência, tecnologia e sustentabilidade na Amazônia. O evento dissemina a inovação e a tecnologia junto aos empreendedores da região. São discutidos temas como mercado, políticas públicas, responsabilidade socioambiental e educação.

comments powered by Disqus