Notícias
unidades de conservação

Tocantins lança sistema de informação de UCs

Marina Franco - Planeta Sustentável - 26/04/2011

A gestão de UCs – Unidades de Conservação é um desafio para o país, uma vez que algumas delas estão abandonadas e deixam de conservar, efetivamente, a biodiversidade que abriga. O principal problema é a falta de recursos ou profissionais, o que prejudica o gerenciamento, a administração e a fiscalização das áreas.

Para combater esse tipo de falha, o governo do Tocantins, em parceria com a ONG TNC - The Nature Conservancy* lançarão o Sistema Estadual de Criação e Gestão de UCs, também chamado de Gesto. A ferramenta reunirá informações sobre as Ucs do estado, como fotos, atrativos das áreas, formas de acesso, lista de espécies da fauna e flora e pesquisas geradas na Unidade. Isso ajudará na proteção e no aumento da visitação das UCs, gerando renda para as comunidades do entorno, uma vez que atingirá tanto o público em geral quanto pesquisadores, investidores e os próprios gestores das Unidades.

A fiscalização das UCs também será favorecida, já que as rotas que devem ser vigiadas, bem como os pontos de risco para queimadas, serão informados no sistema Gesto. Além disso, serão disponibilizados os programas sociais e ambientais existentes ao redor de UCs. Os Parques Estaduais do Jalapão, do Cantão e do Lageado já estão contemplados pela ferramenta. O Gesto ainda publicará os trâmites necessários para a criação da área e seu gerenciamento financeiro e administrativo.

A ONG pretende replicar a iniciativa a outros estados do país para combater as ameaças às UCs nacionais. O Gesto será lançado oficialmente no dia 17 de maio, em evento em São Paulo.

*TNC

comments powered by Disqus