Notícias
modelos ecológicos

Tesla é o único sucesso verde no salão de Detroit

Vanessa Barbosa - Exame.com - 20/01/2014

[img1]

[box-leia]O Salão de Detroit não está para os carros verdes. Quem esperava encontrar novos híbridos e elétricos no maior autoshow dos Estados Unidos teve a expectativa frustrada. Na ausência de concorrência, a Tesla Motors, de Elon Musk, roubou a cena.

No estande da marca, conectado a uma estação de recarga, o sedã elétrico Model S destoava dos modelos convencionais a gasolina em exposição no evento. O grande anúncio da montadora este ano, no entanto, tinha a ver com números. Melhor, grandes números.

Nada menos do que 6900 unidades do Tesla Model S foram entregues no quarto trimestre de 2013, cerca de 20% a mais do que esperado, comemorou Jerome Guillen, o vice presidente de vendas da empresa, durante a coletiva de imprensa.

Sobre o crossover elétrico há muito prometido com um preço mais acessível, chamado de Modelo X, o executivo afirmou que a empresa está trabalhando no modelo da próxima geração "febrilmente" e espera colocá-lo em produção até o final do ano.

Após a conferência, a ações da Tesla Motors na Nasdaq dispararam, fechando nesta quinta-feira em 170,97 dólares, uma alta de 4,17%. Apesar de roubar a cena no salão, nem todas as notícias da fabricante de elétricos de luxo foram boas esta semana. Na última-sexta, a empresa anunciou o recall de 29 mil adaptadores do carregador do Model S.

Em nota oficial, a Tesla explica que o dispositivo pode superaquecer e causar incêndios. Mas ressalta que apenas 2,7% dos adaptadores tiveram algum tipo de problema, sem causar danos ou ferimentos ao usuário.