Notícias
ciência espacial

Telescópio vai detectar lixo no espaço

Kátia Arima - National Geographic Brasil - 26/04/2011

Um novo telescópio terrestre irá rastrear o espaço para acompanhar satélites e detritos que estão na órbita da Terra para evitar colisões entre eles.

O Space Surveillance Telescope (SST) foi desenvolvido pela Agência de Projetos Avançados de Defesa dos Estados Unidos (Darpa, na sigla em inglês) para proteger satélites que atendem a sistemas de defesa, telecomunicações e monitoramento do clima.

Cientistas têm se preocupado com o lixo no espaço, causador de muitas colisões. São fragmentos de foguetes e outros detritos resultantes de missões, uma verdadeira sucata espacial. Estima-se que atualmente existam 22 mil objetos artificiais orbitando o planeta, número que deve triplicar em 20 anos.
O SST é capaz de monitorar um maior ângulo do espaço, além de ser mais sensível e mais rápido que outros equipamentos terrestres. Para obter um melhor desempenho, o telescópio espelho primário de 3,5 metros, três vezes maior do que um telescópio terrestre em uso. O equipamento da Darpa usa uma tecnologia diferenciada de lente curvada, que permite um sistema de lentes com design mais compacto. Isso dá mais agilidade ao telescópio.

Instalado no estado do Novo México, nos Estados Unidos, o SST levou nove anos para ser construído e custou US$ 110 milhões. Atualmente, o equipamento está em fase de calibração e testes.

comments powered by Disqus