Notícias
neoplástico

Tecnologia usa flatulência de vacas para produzir sacolas plásticas

Lucas Agrela - INFO Online - 06/01/2015

[img1][box-leia]Uma tecnologia usada pela Dell transforma flatulência de vacas em sacolas plásticas. Durante um dia, as vacas expulsam de 100 a 200 litros de metano. Desse gás, é retido o carbono, que também pode ser extraído em um lixão, gerando o material chamado AirCarbon. A partir dele, a empresa californiana chamada Newlight produz sacolas plásticas, evitando o consumo de combustíveis fósseis nesse processo.

"O metano reage com um biocatalizador e cria uma reação que separa o carbono e o oxigênio no gás. Então passa por um período de fermentação, de onde surge este material plástico", afirmou Oliver Campbell, diretor do departamento de embalagens da empresa de tecnologia Dell, em entrevista à BBC. "A partir daí, podemos criar vários tipos de plástico."

Segundo a Dell, a produção de sacos plásticos dessa forma é mais barata do que usar petróleo. "É biomagia", diz Campbell.

"As pessoas, intrinsecamente, sabem que se algo custa mais, provavelmente não é realmente sustentável, e você provavelmente não está fazendo um bom trabalho de tecnologia. Quando a coisa custa menos, é algo que realmente pode dar certo", afirmou Campbell.

A Dell também substitui o polietileno usado em suas embalagens, um material não-biodegradável e que raramente é reciclado. Para isso, a empresa utiliza embalagens cultivadas a partir de esporos de fungos, que produzem grandes blocos brancos com textura esponjosa, segundo a reportagem. Para produzir esse material, a empresa trabalha, desde a fase de desenvolvimento desse método do produção, com a startup chamada Ecovative.

comments powered by Disqus
Tags: