Notícias
crise energética

Tecnologia pode transmitir energia solar do espaço para a Terra

Gabriel Garcia - INFO Online - 13/03/2015

[img1][box-leia]Cientistas japoneses conseguiram transmitir energia elétrica pelo ar. Os pesquisadores usaram micro-ondas para transmitir 1,8 kW de energia elétrica até um receptor que estava a 55 metros de distância.

Apesar de a distância ser pequena, a tecnologia pode ser o embrião da exploração da energia solar disponível no espaço para o uso na Terra, segundo um porta-voz da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA).

"Essa foi a primeira vez que alguém conseguiu enviar a um pequeno aparelho quase 2 kW de energia elétrica por meio de micro-ondas", afirmou um porta-voz da agência.

A geração de energia solar no espaço é muito mais eficiente do que aquela feita no planeta Terra, já que ela pode ser realizada a qualquer momento, independentemente de horário ou clima.

A ideia da JAXA é criar satélites capazes de transmitir a energia solar, equipados com painéis de armazenamento e antenas, e colocá-los a uma altura de 36 mil quilômetros da Terra.

Mas ainda deve demorar algum tempo para que a tecnologia possa ser aplicada. A agência japonesa estima que apenas na década de 2040 isso possa acontecer.

"Ainda temos muitos desafios para superar, como encontrar uma forma de enviar grandes estruturas para o espaço, como construí-las e mantê-las", afirmou o porta-voz da JAXA.

A ideia de gerar energia solar no espaço e transmiti-la para a Terra não é recente. A Nasa pesquisa a tecnologia desde a década de 1960 e o Japão mantém desde 2009 um programa específico sobre o tema.

comments powered by Disqus
Tags: