Notícias
tattoo consciente

Tatuadores são treinados para identificar câncer de pele

Marina Maciel - Planeta Sustentável - 09/05/2014

[img1][box-leia]Mais de 450 profissionais dos principais estúdios de tatuagem brasileiros foram treinados por médicos oncologistas para identificar casos de câncer de pele em clientes.

Criada pela Odilvy Brasil, a campanha Tatuadores Contra o Câncer de Pele pretende incentivar as pessoas - especialmente jovens - a visitarem dermatologistas com regularidade. Além disso, chama a atenção para a importância do diagnóstico precoce da doença para o sucesso no tratamento.

Segundo o diretor do Núcleo de Câncer de Pele e Dermatologia do A.C.Camargo Cancer Center, que forneceu a consultoria técnica para o projeto, João Duprat Neto, o exame visual é o primeiro passo para notar irregularidades. Para isso, os tatuadores aprenderam a regra "ABCD" (Assimetria, Bordas Irregulares, Coloração e Diâmetro), usada para detectar sinais de câncer de pele.

Só no Brasil, quase 515 pessoas por dia serão diagnosticadas com câncer de pele em 2014. A estimativa é do relatório Incidência de Câncer no Brasil, do Instituto Nacional de Câncer (INCA), que espera 188.020 novos casos de melonama e não melonama para este ano.

comments powered by Disqus
Tags: