Notícias
cobertura verdejante

Sydney terá jardim vertical mais alto do mundo

Vanessa Barbosa - Exame.com - 20/09/2013

[img1]

[box-leia]O maior expert em jardins verticais do mundo, Patrick Blanc, e o arquiteto estrelado Jean Nouvel uniram-se para criar aquela que será a parede viva mais alta já construída. A cobertura vegetal preencherá os 166 metros de altura de um novo prédio residencial que está sendo erguido em Sidney, na Austrália.

O tapete verdejante será composto por 190 espécies de plantas nativas do país e outra 160 espécies exóticas. Impacto visual é a palavra-chave do projeto, que pretende mudar o horizonte da cidade como uma montanha que se ergue no meio da paisagem de concreto da cidade.

As plantas e jardins dispostos em terraços funcionarão como uma extensão do ambiente de 6400 metros quadrados do One Central Plaza, que será composto de duas torres.

Um dos pontos altos – e ousados – do projeto é a instalação, entre as duas torres, de um heliostato, um dispositivo com espelhos, que se movimenta de modo a manter a luz solar refletida para o jardim e outras áreas do prédio, garantindo iluminação natural ao longo do dia.