Notícias
democratização do design

Sustentabilidade no Design Weekend 2014, em SP

Suzana Camargo - Planeta Sustentável - 11/08/2014

[img1][box-leia]Mais de 150 eventos simultâneos vão tomar conta da capital paulista entre os dias 14 e 17/08. Esta é a 3ª edição do Design Weekend SP, idealizado pela Casa Claudia, da Editora Abril, e considerado atualmente o maior festival urbano de design da América Latina.

Três grandes regiões da cidade, chamadas de Distritos Design, concentrarão a maior parte dos eventos: Vila Madalena e arredores, Alameda Gabriel Monteira da Silva e o bairro Jardins com a Avenida Paulista.

O objetivo dos organizadores é promover a universalidade do design. A programação completa do Design Weekend pode ser encontrada aqui, mas destacamos abaixo as atrações ligadas ao tema sustentabilidade:

Bicicletários
Para estimular o uso da bicicleta como solução ao problema da mobilidade urbana, três bicicletários foram criados em conjunto pelo Atelier Marko Brajovic, o Coletivo Amor de Madre e a marca Mekal. As peças estarão à disposição dos ciclistas na Praça Victor Civita, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva e no Museu da Casa Brasileira. A Compartibike locará, no final de semana, bicicletas nos três locais. Após o término do festival, um bicicletário será doado para Oca e outro será levado para a Semana de Design de Pequim.
[img2]

Bike Tour SP - Rota Design
Será inaugurado um roteiro ciclístico pela Avenida Faria Lima que percorrerá atrações da arquitetura e design paulistanos. Para participar dos passeios, basta doar 2 quilos de alimentos não perecíveis. Bicicletas, coletes e itens de segurança serão fornecidos pelo projeto. A boa notícia é que a Rota Design continuará a funcionar após o Design Weekend SP.
Local: ciclovia da Avenida Faria Lima
Dias: 14 a 17/08
Horário: entre 10h e 17h (cinco tours diários para dez pessoas cada um)
[img3]


"Mãos do Meu Brasil: Artesanato Sustentável"
A Casa - Museu do Objeto Brasileiro, em parceria com a consultora de moda sustentável Chiara Klajmic, realizará exposição com roupas e acessórios, produzidos por artesãs de Minas Gerais. A exposição tem como objetivo mostrar a troca entre comunidades e o mercado da moda. Entrada gratuita.
Endereço: Avenida Pedroso de Morais, 1234 - Pinheiros-SP.
Dias: 07/08 a 12/09
Horário: segunda a sexta, entre 10h e 19h, sábado entre 12h e 18h
[img4]


"Resgate da Natureza"
O designer Hugo França, que trabalha há mais de 20 anos com reaproveitamento e transformação da madeira, faz exposição de suas peças e lança livro no Museu da Casa Brasileira. São casulos, esculturas, mesas e bancos, que estarão dispostos no jardim do local. Entrada gratuita durante o Design Weekend SP.
Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705 - SP.
Dias: 16 e 17/08
Horário: sábado, entre 11h e 18h, e domingo, entre 10h e 18h
[img5]


"O Design que Transforma"
O poder transformador do design e seus viés sustentável serão o tema do evento, que terá a participação do designer Fabio Galeazzo e curadoria de Casa Claudia. Móveis abandonados pelas ruas da Zona Norte serão totalmente repaginados, em um estrutura montada no Shopping Lar Center. Entrada gratuita.
Endereço: Avenida Otto Baumgart, 500 - Vila Guilherme - SP.
Dias: entre 14 a 18/08
Horário: 12h às 20h

 


"Origens do Brasil"
A exposição que revela o fascinante universo dos banquinhos de sentar já percorreu o mundo. O público paulistano terá a oportunidade de conferir a mostra, com curadoria da jornalista e crítica de design Adélia Borges, na Galeria Brazil S/A. Além desta exposição, o local sediará ainda 100% Brasil, com obras dos designers brasileiros Alê Jordão, Estevam Carvalhaes e Victor Leite, Estudiobola, Fabio Galeazzo, Flavio Franco, Guto Requena, Sérgio J. Matos, Zanini de Zanine, entre outros. Entrada gratuita.
Endereço: Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 690 - Jardim Europa - SP.
Dias: 14 a 17/08
Horário: 10h às 18h
[img6]


Praça Victor Civita
A praça, em Pinheiros, que foi construída onde antes havia uma área totalmente degradada, vai ser o caldeirão cultural do Design Weekend 2014. Haverá oficinas, performances, lançamento de livro e exibição do filme Blade Runner, em 14/08, às 19h30, com direito à distribuição gratuita de pipoca doce e salgada. A exposição Banco Blocos, com peças criadas pela designer israelense Dalia Kliger, também acontece no local. Confira aqui a programação completa da Praça Victor Civita durante o festival de design.
Endereço: Rua Sumidouro, 580 - Pinheiros - SP.

[img7]

comments powered by Disqus
Tags: