Notícias
espaço

Surge a maior mancha solar dos últimos 24 anos

Saulo Pereira Guimarães - Exame.com - 28/10/2014

[img1][box-leia]A NASA registrou, na região do Sol que os astrônomos chamam de AR 12192, a maior mancha dos últimos 24 anos. A mancha também é a maior do atual ciclo solar.

As manchas solares são áreas menos quentes na superfície do Sol provocadas por mudanças repentinas em seu campo magnético. A cada 11 anos, o Sol completa um ciclo solar. Em cada um deles, o astro passa por um período no qual atinge um pico de atividades, o chamado máximo solar.

Durante o máximo, a ocorrência de manchas solares é mais comum. Entretanto, o ciclo atual tem se caracterizado pela pouca ocorrência de manchas.

"O tamanho previsto e observado no ciclo solar atual indica que ele é o com menos manchas desde 14º ciclo", afirma a NASA em seu site. O 14º ciclo aconteceu entre 1902 e 1913. O atual ciclo solar é o 24º. A contagem dos ciclos foi iniciada em 1755.

ERUPÇÕES SOLARES

O máximo solar também é um período caracterizado pela maior ocorrência de erupções solares.

Entre os dias 19 e 26 de outubro, seis erupções solares foram registradas. Cinco delas foram da Classe X, categoria que reúne as ocorrências de nível mais intenso desse tipo de fenômeno.

Segundo os astrônomos, as erupções ou tempestades solares são caracterizadas pela emissão de rajadas de radiação no espaço pelo Sol. Esse tipo de fenômeno gera interferências que podem afetar as comunicações por rádio ou via satélite.

comments powered by Disqus
Tags: