Notícias
meio ambiente

Supermercados deixam de distribuir sacolinhas em SP

Anderson Estevan - National Geographic Brasil Online - 04/04/2012

A partir de hoje (4), os supermercados paulistas deixarão de distribuir sacolas plásticas para os consumidores.Nos caixas estarão disponíveis somente sacolas plásticas retornáveis, vendidas a R$0,59 e outras opções que ficam a critério do cliente, como ecobags e outros tipos de sacolas reutilizáveis. As caixas de papelão também continuarão à disposição dos clientes.

A medida, que vigorou por cerca de oito dias no fim de janeiro, sofreu com protestos e acabou sendo cancelada.Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado entre Ministério Público do Estado de São Paulo, Procon-SP e a Associação Paulista de Supermercados (Apas),estabeleceu um prazo de 60 dias para que a nova regra entrasse em vigor. Este período de adaptação termina nesta terça-feira.

Ações como a da sacola "vai e vem", que permite ao cliente que esqueceu as suas sacolas pegar outras emprestadas e devolvê-las depois, também estão sendo sugeridas pela Apas aos supermercados.

Os estabelecimentos que não oferecerem nenhum tipo de opção para o consumidor, nem mesmo as sacolas pagas, poderão ser denunciados ao Procon-SP pelos clientes e multados.

comments powered by Disqus