Notícias
por mais abelhas

Contra sumiço de abelhas, arquitetos projetam mega-apiário

Vanessa Barbosa - Exame.com - 17/05/2013

[img1]

[box-leia]Seja pela perda de habitat, contaminação química ou doença, o declínio acentuado das populações de abelhas nos últimos anos tem causado preocupação no mundo.

Atentos à questão, um grupo de estudantes de arquitetura da Universidade de Buffalo, em Nova York, criou o Elevator B, uma habitat para abelhas erguido no meio de uma região de elevadores agrícolas abandonados no estado.

Seus criadores, os estudantes Creenan Courtney, Kyle Mastalinski, Daniel Nead, Lisa Scott Stern e Scott Selin, acreditam que o Elevator B é um bom exemplo de como recuperar de forma ecológica uma região abandonada.

A torre de 22 metros possui uma caixa de cipreste hexagonal, que pode ser movida para cima e para baixo para a manutenção pelo apicultor. A caixa também tem um fundo de vidro laminado que permite aos visitantes ver o que está acontecendo dentro da colmeia gigante.

A estrutura é toda feita em aço e segue padrão de seções tubulares, com superfícies perfuradas usando um algoritmos de design especial para permitir a ventilação e iluminação naturais. O projeto ganhou um concurso de apiários promovidos pela faculdade.